Dormir pouco faz comer mais, diz estudo


Cansaço aumenta o apetite e os níveis de estresse, além de causar ataque cardíaco e diabetes

Se você está trabalhando muito, se sente muito cansado ou estressado não se surpreenda se acabar ganhando peso. De acordo com estudo do Jornal da Saúde Psicológica, quanto menos se dorme, maior é o consumo de comida.

De acordo com a pesquisa, divulgada pelo site Daily Mail, o cansaço mexe com os hormônios do apetite e pode também aumentar os níveis de estresse. Com o cérebro cansado, o trabalho dos hormônios do apetite e da sensação de saciedade perde o ritmo, e a pessoa não se sente satisfeita com o que normalmente consome, por isso acaba comendo mais.

Cansaço e estresse podem ser sinais de falta de sono, que aumenta consumo de comida e pode levar a doenças como diabetes e até problemas no coração

Os autores do estudo, Alyssa Lundahl e Timothy D Nelson, da Universidade de Nebraska, afirmam que a quantidade de comida que uma pessoa consome está ligada a funções biológicas, emocionais e do ambiente e cotidiano de cada indivíduo.

— Entender a ligação entre o sono e quantidade de comida ingerida é essencial para o tratamento de doenças crônicas. Apesar de a dieta está muito mais relacionada a doenças como diabetes e problemas cardíacos, se o cansaço interfere no consumo de alimentos, ele também está indiretamente ligado às doenças.

Segundo os especialistas, o resultado é tão forte que eles consideram interessante alterar os hábitos de sono do paciente, para que seja possível mudar sua alimentação e, a partir disso, tratar as doenças.

Fonte: R7-Saúde

Comentários