Já saber viralizar no Facebook?

Já saber viralizar no Facebook?
Seja Magnético



O que são os alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são aqueles que durante todo o seu processo de produção não utiliza técnicas que agridam o meio ambiente. Em outras palavras, os alimentos orgânicos são cultivados ou criados o mais naturalmente possível. Os produtos ditos orgânicos não utilizam agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos, antibióticos, hormônios, drogas veterinárias e outras substâncias químicas que são normalmente empregadas na lavoura e nos rebanhos.

Além disso, durante o processamento dos alimentos orgânicos, é proibido a utilização de aditivos químicos em geral, como corantes sintéticos, conservantes, aromatizantes, edulcorantes, radiações ionizantes, emulsificantes e outros compostos. Em suma, o alimento orgânico destina-se a ser o mais natural possível desde o momento da colheita (ou abatimento, no caso de animais), até o seu consumo final.

Quais os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde?

Uma vez que fertilizantes artificiais, pesticidas e outros produtos químicos não são usados na fabricação dos alimentos orgânicos, o consumidor não ingere diversas substâncias que são sabidamente tóxicas para o organismo.

O uso de adubos artificiais, por exemplo, além de contaminar o solo e os lençóis freáticos subterrâneos, pode acabar com a fertilidade da terra. Além disso, os alimentos cultivados com fertilizantes sintéticos recebem grande quantidade de nitritos, fosfatos e metais pesados que são extremamente tóxicos para saúde, podendo causar problemas renais, vasculares e até neurológicos ao longo do tempo.

O mesmo ocorre com os pesticidas. Além de contaminar o meio ambiente, resíduos de pesticida nos alimentos são prejudiciais à saúde, afetando diversos órgãos.

Os hormônios e antibióticos são largamente empregados na pecuária para estimular o crescimento de animais e afastar infecções. A presença de hormônios em rios e lagos pode causar esterilidade de peixes e diversos problemas reprodução. Já o uso indiscriminado de antibióticos causa o surgimento de bactérias resistentes e de difícil controle.

Portanto, o consumo de alimentos orgânicos, além de mais saudáveis para a saúde, evita diversos problemas ambientais, gerando consumo mais sustentável.

Por que os alimentos orgânicos são mais caros?

Uma vez que os alimentos orgânicos não utilizam todos os produtos químicos que um produto convencional, sua produção é mais demorada e precisa de cuidados adicionais. Alguns fatores justificam o alto preço

- Alimentos orgânicos demoram mais para amadurecer: como eles não utilizam adubos sintéticos, seu tempo de amadurecimento é mais longo. O mesmo acontece com animais que não recebem hormônios e antibióticos.

- Alimentos orgânicos precisam de acondicionamento especial: como os alimentos orgânicos não contém conservantes artificiais, seu tempo de prateleira é muitas vezes menor e precisam de acondicionamento especial.

- Questões burocráticas: o alimento orgânico precisa de certificação especial para ser considerado orgânico. Isso cria um custo adicional ao produtor que acaba repassando para o consumidor final.

Além disso, outras questões encarecem o preço do produto, como produção em menor escala e resistência que muitas pessoas têm aos produtos orgânicos. Esse último fator, entretanto, tem diminuído ao longo dos anos com a proliferação dos orgânicos no Brasil.

Quais alimentos orgânicos existem disponíveis?

Hoje em dia existe uma enorme variedade de produtos orgânicos, tanto em grandes mercados, quanto em centros de varejo menor. Eles incluem:

- Frutas, verduras e legumes em geral.

- Grãos e frutas secas, incluindo sementes oleaginosas (nozes, avelãs, castanhas, etc).

- Carnes e peixes.

- Laticínios e derivados (queijos, manteigas, iogurtes, etc).

- Alimentos processados, incluindo biscoitos, farináceos, cereais matinais, granolas.

- Bebidas, incluindo sucos de frutas, chás, cafés e vinhos.

- Óleos, condimentos e ervas aromáticas.

- Alimentos para bebês.

- Produtos da cesta básica: arroz, feijão, açúcar, macarrão.

A lista de produtos orgânicos é enorme, e não inclui somente alimentos, mas também roupas feitas com fibras que não agridem o meio ambiente, e até produtos cosméticos. Atualmente existem lojas especiais dedicadas a produtos orgânicos.
 
Top