Pular para o conteúdo principal

Alimentos orgânicos



O que são os alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são aqueles que durante todo o seu processo de produção não utiliza técnicas que agridam o meio ambiente. Em outras palavras, os alimentos orgânicos são cultivados ou criados o mais naturalmente possível. Os produtos ditos orgânicos não utilizam agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos, antibióticos, hormônios, drogas veterinárias e outras substâncias químicas que são normalmente empregadas na lavoura e nos rebanhos.

Além disso, durante o processamento dos alimentos orgânicos, é proibido a utilização de aditivos químicos em geral, como corantes sintéticos, conservantes, aromatizantes, edulcorantes, radiações ionizantes, emulsificantes e outros compostos. Em suma, o alimento orgânico destina-se a ser o mais natural possível desde o momento da colheita (ou abatimento, no caso de animais), até o seu consumo final.

Quais os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde?

Uma vez que fertilizantes artificiais, pesticidas e outros produtos químicos não são usados na fabricação dos alimentos orgânicos, o consumidor não ingere diversas substâncias que são sabidamente tóxicas para o organismo.

O uso de adubos artificiais, por exemplo, além de contaminar o solo e os lençóis freáticos subterrâneos, pode acabar com a fertilidade da terra. Além disso, os alimentos cultivados com fertilizantes sintéticos recebem grande quantidade de nitritos, fosfatos e metais pesados que são extremamente tóxicos para saúde, podendo causar problemas renais, vasculares e até neurológicos ao longo do tempo.

O mesmo ocorre com os pesticidas. Além de contaminar o meio ambiente, resíduos de pesticida nos alimentos são prejudiciais à saúde, afetando diversos órgãos.

Os hormônios e antibióticos são largamente empregados na pecuária para estimular o crescimento de animais e afastar infecções. A presença de hormônios em rios e lagos pode causar esterilidade de peixes e diversos problemas reprodução. Já o uso indiscriminado de antibióticos causa o surgimento de bactérias resistentes e de difícil controle.

Portanto, o consumo de alimentos orgânicos, além de mais saudáveis para a saúde, evita diversos problemas ambientais, gerando consumo mais sustentável.

Por que os alimentos orgânicos são mais caros?

Uma vez que os alimentos orgânicos não utilizam todos os produtos químicos que um produto convencional, sua produção é mais demorada e precisa de cuidados adicionais. Alguns fatores justificam o alto preço

- Alimentos orgânicos demoram mais para amadurecer: como eles não utilizam adubos sintéticos, seu tempo de amadurecimento é mais longo. O mesmo acontece com animais que não recebem hormônios e antibióticos.

- Alimentos orgânicos precisam de acondicionamento especial: como os alimentos orgânicos não contém conservantes artificiais, seu tempo de prateleira é muitas vezes menor e precisam de acondicionamento especial.

- Questões burocráticas: o alimento orgânico precisa de certificação especial para ser considerado orgânico. Isso cria um custo adicional ao produtor que acaba repassando para o consumidor final.

Além disso, outras questões encarecem o preço do produto, como produção em menor escala e resistência que muitas pessoas têm aos produtos orgânicos. Esse último fator, entretanto, tem diminuído ao longo dos anos com a proliferação dos orgânicos no Brasil.

Quais alimentos orgânicos existem disponíveis?

Hoje em dia existe uma enorme variedade de produtos orgânicos, tanto em grandes mercados, quanto em centros de varejo menor. Eles incluem:

- Frutas, verduras e legumes em geral.

- Grãos e frutas secas, incluindo sementes oleaginosas (nozes, avelãs, castanhas, etc).

- Carnes e peixes.

- Laticínios e derivados (queijos, manteigas, iogurtes, etc).

- Alimentos processados, incluindo biscoitos, farináceos, cereais matinais, granolas.

- Bebidas, incluindo sucos de frutas, chás, cafés e vinhos.

- Óleos, condimentos e ervas aromáticas.

- Alimentos para bebês.

- Produtos da cesta básica: arroz, feijão, açúcar, macarrão.

A lista de produtos orgânicos é enorme, e não inclui somente alimentos, mas também roupas feitas com fibras que não agridem o meio ambiente, e até produtos cosméticos. Atualmente existem lojas especiais dedicadas a produtos orgânicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...