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Pequenas alterações nos tradicionais pratos podem deixar seu arraial menos gorduroso

Junho chegou e já vemos em diversos locais barracas para as tradicionais festas juninas. E quem não gosta de pipoca, milho verde, pinhão, bolo de milho, canjica e quentão? Com pequenas adaptações em algumas receitas, sem descaracterizá-las, como usar leite desnatado, reduzir a quantidade de açúcar e, em alguns casos, misturar ou substituir por adoçante, é possível manter a saúde em dia sem exagerar. Confira algumas dicas da nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, Ana Paula Gonçalves da Silva.

Pipoca    
Pode ser preparada com pouco óleo vegetal em substituição à manteiga. Se fizer questão da manteiga, pode-se misturar um pouco dos dois ou também usar menos manteiga.   

— Faça a pipoca na panela, evite as de micro-ondas. Outra dica para reduzir a adição de sal é acrescentar ervas e especiarias na pipoca, como alecrim, tomilho, curry, páprica e orégano. Fica uma delícia e conseguimos controlar melhor a ingestão de gordura saturada e sódio.

Bolos, canjica e outros doces    
Para a nutricionista, é possível substituir o leite integral por leite desnatado.   

— Se houver necessidade, reduzir a quantidade de açúcar, ou usar açúcar light ou usar adoçante culinário para diabéticos. O arroz doce também pode ser feito com arroz integral.

Cuscuz    
Ana Paula recomenda adicionar legumes, como cenoura ralada e abobrinha, e substituir a ervilha e o milho enlatado, por ervilha e milho verde frescos. Segundo a especialista, dessa forma, adicionamos fibras e reduzimos a quantidade de sódio.

Espetos de frutas (morango, uva, banana)    
A nutricionista recomenda que sejam feitos com chocolate meio amargo.   

— Dessa forma, ingerimos mais fibras e não deixamos de comer o chocolate!

Pinhão, milho e batata doce    
Ana Paula afirma que também são ótimas opções, cozidos ou assados.

Quentão e vinho quente    
A nutricionista sugere reduzir a quantidade de bebida alcoólica.   

— Para aqueles que não podem consumir cachaça ou vinho, têm algumas receitas que substituem bem no sabor, como o quentão com limão, laranja, gengibre, cravo, canela e açúcar ou adoçante, e o vinho quente com suco de uva integral.

Fonte: R7-Saúde
 
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