Café da manhã rico em proteínas reduz apetite

Ingestão da substância está ligada a alteração cerebral que eleva saciedade

Café da manhã: a refeição pode ajudar no controle da fome, principalmente se for rica em proteínas

Optar por um café da manhã saudável, especialmente com alto teor de proteínas, pode aumentar a sensação de saciedade e reduzir o apetite durante o resto do dia. De acordo com pesquisa realizada por cientistas da Universidade do Missouri, e publicada no periódico Obesity, a ingestão de proteínas pela manhã arrefece os sinais emitidos pelo cérebro que estimulam a motivação para comer e o comportamento alimentar de recompensa.

“Comer no café da manhã é importante e já se sabia disso. Essa pesquisa ressalta, no entanto, que essa refeição é uma estratégia valiosa para controlar o apetite e regular a quantidade de alimento que consumimos”, diz Heather Leidy, que participou da pesquisa.

No estudo, fome e saciedade foram avaliadas de dois modos: medindo-se a sensação de apetite e os marcadores hormonais envolvidos. Ambos foram relacionados às motivações psicológicas para comer, como a recompensa. Exames de ressonância magnética também foram feitos para identificar a atividade cerebral em regiões específicas relacionadas à alimentação e à recompensa.

O grupo de jovens voluntários foi, então, dividido em três turmas: os que não tomavam café da manhã, os que comiam cereais e leite e aqueles que ingeriam uma refeição rica em proteínas. Todos os grupos passaram por exames de ressonância magnética antes do almoço. Ao final de cada uma das três semanas em que durou o estudo, os jovens preenchiam questionários com perguntas sobre apetite e saciedade.

Quando comparados àqueles que não se alimentavam no café da manhã, os dois grupos que faziam o desjejum apresentaram taxas mais altas de saciedade e redução da fome. Os exames de ressonância mostraram ainda que as atividades nas regiões do cérebro que controlam a motivação alimentar e a recompensa eram menores antes do almoço entre esses voluntários. As pessoas que ingeriam grandes quantidades de proteína declararam ainda maior redução no apetite e aumento significativo na saciedade.


  

Comentários