Artrose de joelho: qual o tratamento medicamentoso mais eficiente para a dor?

Artrose de joelho: qual o tratamento mais eficiente para a dor?


O ácido hialurônico e as injeções de  esteroides são mais eficazes para a dor da artrose do joelho quando comparadas com outras medicações


O tratamento medicamentoso mais eficaz para a dor da osteoartrite do joelho pode ser uma injeção de ácido hialurônico ou de corticosteroides. E o menos eficaz pode ser o uso de medicamentos analgésicos como o acetaminofeno. É o que diz uma revisão de estudos publicada recentemente.

A análise, que está no Annals of Internal Medicine, abrange 137 estudos, envolvendo mais de 33.000 pacientes. Os tratamentos incluíram o uso de acetaminofeno, diclofenaco,  ibuprofeno,  naproxeno,  celecoxib, corticosteroides injetáveis e injecções de ácido hialurônico, além de placebos orais e injetáveis.

“Os medicamentos anti-inflamatórios produziram algum tipo de alívio da dor clinicamente significativo, após três meses, quando comparados com um placebo administrado por via oral. Algumas medicações, como o acetaminofeno, nem isto conseguiu. Já as infiltrações, até mesmo as injeções de placebo, foram mais eficazes do que qualquer medicamento oral”, diz o  ortopedista Caio Gonçalves de Souza (CRM-SP 87.701), médico do Hospital das Clínicas de São Paulo.

“O interessante no estudo foi que até mesmo infiltrações com placebo, ou seja, sem medicação, tiveram um bom resultado no alívio da dor. Este fato mostra que existe uma grande importância do efeito placebo em pacientes que recebem infiltração no joelho. Apesar disto, os pacientes que receberam infiltrações com medicações tiveram uma melhora ainda mais expressiva”, diz o médico, que também é professor de Ortopedia na Faculdade de Medicina da Uninove.

O autor do estudo, Raveendhara R. Bannuru, pesquisador da Tufts Medical Center, em Boston, reconhece que, embora alguns tratamentos “pareçam” geralmente melhores do que outros, não existe um tratamento único melhor para todos os pacientes. “Isto ocorre porque o estudo só procurou saber se houve melhora da dor, porém a osteoartrite é muito mais que a dor. Existem outros medicamentos que podem auxiliar a evitar o desgaste da cartilagem articular, e existem exercícios que podem melhorar a mobilidade da articulação. Quando se pensa em uma estratégia de tratamento, existe toda uma gama de terapias que deve ser utilizada conjuntamente”, diz o ortopedista.

Para Caio G Souza, “a principal conclusão é que o ácido hialurônico e as injeções de esteroides são mais eficazes para o alívio da dor que outras medicações usadas por via oral. Mas todos os malefícios e os benefícios devem ser levados em conta. Os pacientes precisam conversar com seus médicos sobre os prós e contras de cada tratamento e escolher o mais adequado para cada um”, defende.


CONTATO:



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Márcia Wirth
MW- Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde
Telefones: (11) 9 9394 3597/3791 3597

Comentários