Pular para o conteúdo principal

Como envelhecer de forma saudável e manter a qualidade de vida com o passar dos anos?



Nutróloga comenta sobre os pilares da medicina preventiva.

Hoje, muito se fala sobre como envelhecer de forma saudável e como manter a qualidade de vida com o passar dos anos. O que muitos ainda não sabem é que para que o indivíduo envelheça com saúde ele precisa se cuidar desde cedo. Como? Através da medicina preventiva.

E é aí que entra o papel do médico nutrólogo com uma abordagem preventiva – um especialista voltado para a manutenção da saúde e para a redução de riscos de doenças. Ou seja, ele trabalha com a longevidade saudável.

De acordo com a nutróloga Dra. Juliana Jawad (CRM/SP: 118060), o programa de medicina preventiva tem como foco a qualidade de vida em qualquer idade, e também o envelhecimento saudável. “Ele consiste em uma abordagem individualizada que se baseia nos seguintes pilares: modulação hormonal, dieta equilibrada, suplementação nutricional, sono reparador, manejo do estresse e atividade física regular”, afirma a especialista.

Dra. Juliana explica que se algum desses pilares estiver desregulado não há como se manter com saúde e com qualidade de vida. “Dentro dessa avaliação, faz-se necessário um check-up nutrológico para detectar possíveis deficiências e erros nutricionais, além de uma avaliação dos níveis hormonais de acordo com cada paciente”.

Nossos hormônios, conta, são os mensageiros químicos que regulam todo nosso metabolismo. “Eles regem sono, apetite, libido, energia, memória, composição corporal, humor e assim por diante, e podem sofrer alterações devido ao envelhecimento, ao estilo de vida, incluindo sedentarismo, abuso de álcool, noites mal dormidas, estresse, alimentação desequilibrada e contaminantes do ambiente, como agrotóxicos, por exemplo. Por isso a abordagem tem que ser ampla e individualizada”.

Para Jawad, envelhecer é um processo natural, mas ficar velho é escolha individual. Hoje se sabe que a genética é responsável por apenas 30% das doenças, os outros 70% são hábitos de vida. “Portanto, a maior parte depende de nossas escolhas, de como queremos envelhecer”, conclui.

Por isso, a médica nutróloga dá algumas dicas para começar a se cuidar já:

- Tome 15 minutos de sol por dia sem filtro solar para a produção de vitamina D;
- Faça exercícios físicos, principalmente exercícios para ganho de massa muscular, como musculação;
- Dê preferencia a alimentos orgânicos, livres de pesticidas e agrotóxicos;
- Durma de 6 a 8 horas e tenha um sono reparador. Se não tiver, busque ajuda médica, mas não com uso de psicotrópicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...