Qualidade do sono está diretamente ligada à riqueza, diz estudo



Dormir menos de seis horas por dia pode causar hipertensão, depressão e obesidade

 Uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) utilizou dados da Saúde Nacional dos Estados Unidos e descobriu que quanto mais dinheiro uma pessoa tem, melhor é a qualidade do sono. As informações são do site The Washington Post.

Em 2013, dois terços da população que vive abaixo da linha da pobreza nos EUA disseram que dormem mais de seis horas por noite. Já mais de três quartos da população considerada classe A, com rendimentos muito acima da linha da pobreza federal, afirmou que dorme mais do que essas seis horas por noite.

O CDC considera a falta de sono um problema de saúde pública. De acordo com o centro, pessoas com menos de seis horas de sono estão mais suscetíveis a doenças crônicas como hipertensão, depressão e obesidade, sem falar na diminuição de produtividade e dos níveis de energia. Dados mostram que dirigir com sono é causa de 80 mil acidentes por ano nos EUA.


Uma das principais razões para as pessoas com dificuldades financeiras dormirem menos é que o público dessa faixa salarial normalmente trabalha em mais de um emprego, para conseguir uma renda mensal mais alta. Estudo de 2014 mostra que essas pessoas estão trocando horas de sono por horas de trabalho e isso, apesar de melhorar um pouco a renda, não é saudável e pode acabar resultando em problemas de saúde.

Comentários