Pular para o conteúdo principal

POLÊMICA: CAFÉ E DIABETES TIPO 2


Na medicina muitas verdades do passado se transformam em completos absurdos em pouco tempo. Novos estudos, experimentos e tecnologias vão surgindo e derrubando alguns mitos e confirmando outros. Um desses assuntos bastante polêmico é o bendito do café.
loading...
Todo mundo já sabe que o café tomado com uma torradinha no meio da tarde faz muito bem para o ânimo de qualquer um. Mas e para a saúde? Também faz bem? Ele já foi considerado um vilão durante alguns anos e endeusado em outros tempos e muitos ainda não sabem a verdadeira identidade do personagem: "Mocinho ou vilão?"
Tentando responder a essa pergunta acabou de ser concluído mais um estudo nesse mês de setembro por uma universidade holandesa bastante renomada (Julius Centre for Health Sciences and Primary Care, University Medical Centre Utrecht). Foram acompanhadas e analisadas sob o ponto de vista alimentar mais de 40 mil pessoas durante 10 anos. O estudo não foi apenas para avaliar a questão do café, mas sim a relação da nutrição com diversas outras doenças como o câncer e o diabetes.

Todas essas 40 mil pessoas respondiam de tempos em tempos um questionário relatando todos os alimentos que estavam ingerindo e foi descoberto que pessoas que bebiam 3 ou mais xícaras de café ou chá por dia tinham cerca de 40% menos chance de desenvolver diabetes tipo 2 ao longo da vida.
Tanto o chá quanto o café nesse estudo possuem o mesmo valor protetor, no entanto foi constatado uma associação entre beber chá e um estilo de vida mais saudável, ou seja, pessoas que bebiam chá nesse experimento tinham em média uma alimentação mais balanceada e praticavam mais atividades físicas. Isso dificultou dizer se a incidência de diabetes tipo 2 é menor por causa do chá ou do estilo de vida mais saudável, o que não aconteceu com o café.
O estudo também mostrou que não é a cafeína nem o magnésio ou potássio presentes no café que reduzem a chance de ter diabetes tipo 2. O composto exato que protege as pessoas ainda não foi descoberto, mas já podemos dizer que dessa vez, pelo menos por enquanto, o café é o mocinho da história nos protegendo contra o vilão diabetes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...