Já saber viralizar no Facebook?

Já saber viralizar no Facebook?
Seja Magnético


Frutas são uma delícia e todo mundo gosta. Que tal aprender um pouco mais sobre uma fruta fácil de ser encontrada e também muito fácil de ser cultivada em casas que tenham um pequeno quintal? Estamos falando do mamão. 

O mamão é rico em vitaminas A, que é boa para a visão, vitamina C, que é aliada da imunidade, e vitaminas do complexo B, importantes para o sistema neurológico. Além de apresentar ferro, que ajuda a prevenir a anemia, cálcio, que é benéfico para os ossos e dentes, fósforo, potássio, que controla a pressão arterial, carboidratos, que são fontes de energia, fibras, que melhoram o trânsito intestinal, e carotenoides, que são bons para a pele. 

Os benefícios à saúde humana são muitos. A papaína presente no mamão auxilia no processo digestivo. Os demais componentes do mamão auxiliam no processo anti-inflamatório, antioxidante, nutritivo, digestivo, diurético, emoliente, laxante, refrescante e oxidante. Sem dúvida é importante incluir mamão no café da manhã ou na sobremesa, não acham? 

A maneira que eu indico para consumir o mamão é na forma natural da fruta, mas ele também pode ser consumido em vitaminas, sorvetes e compotas. 

Se você apresenta prisão de ventre, você tem mais um motivo para incluir mamão na dieta, pois a fibra presente no mamão auxilia no funcionamento do intestino, melhorando o trânsito intestinal. 

Para se beneficiar de tudo o que o mamão tem para oferecer, recomenda-se consumir uma fatia por dia do mamão formosa ou 1/2 mamão papaia. Em média 100 gramas de mamão possuem 50 calorias.

Curiosidades sobre o mamão

O mamão é originário da América tropical, onde era cultivado antes da chegada dos espanhóis. Os índios enrolavam a carne nas folhas do mamoeiro afim de obter uma carne macia. Quando o mamão está verde, ele deve ser embrulhado em jornal e mantido em lugar freso e escuro. Ao riscar o fruto longitudinalmente, a maturação do fruto acontece mais rapidamente, uma vez que as incisões eliminam em grande porção o látex contido na fruta, essa técnica pode alterar o sabor da fruta, pois o látex contém substâncias nutritivas que ajudam a melhorar o sabor. A Papaína, presente no mamão, é uma enzima digestiva reconhecida como superior a pepsina, que encontramos em nosso estômago, tem ação no meio ácido, neutro ou alcalino. É utilizada para alívio nos casos de indigestão aguda e como anti-inflamatório. A carpaína, também presente no mamão, é um alcaloide que, em conjunto com a papaína, atua sobre o líquido biliar, facilitando a digestão da carne e outros alimentos pesados, melhorando o processo de digestão. 

Fonte: MSN-Nutrição
 
Top