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E hoje, neste artigo eu quero conversar com você sobre as atividades físicas tradicionais que são praticadas em academias e nos parques pelo Brasil e mundo afora.
E principalmente a tão popular, e para muitos entediante, MUSCULAÇÃO.
Perguntinhas que eu recebo MUITO:
Será que a musculação emagrece de verdade?
Será que esses exercícios para perder barriga que tanto vemos na internet ou em revistas, realmente funcionam?
Primeiro entenda que a musculação está dentro do que eu chamo de “atividades físicas tradicionais”. Apenas para você não confundir, ao longo do nosso bate papo.

97% DOS EXERCÍCIOS PARA EMAGRECER, FALHAM

Entenda que o que está errado não é o exercício para emagrecer, mas sim a FORMA de fazer este exercício.
Esses exercícios que você faz na academia ou no parque, seja correndo na rua, esteira, seja pedalando com a bicicleta (na rua ou ergométrica), puxando peso ou mesmo nadando, a atividade física tradicional tem as seguintes características:
1) Ela geralmente é feita num ritmo constante ou seja, não há uma variação no ritmo;
2) Ela é feita durante um intervalo de tempo relativamente longo, variando em média de 30 a 60 minutos por treino;
3) Ela é feita com uma frequência de 3 a 5 vezes por semana em média.
Então os exercícios tradicionais são basicamente aeróbicos pois consomem bastante oxigênio e geralmente fortalecem o coração, pulmões e vasos sanguíneos.
Mas será que exercicio para emagrecer, tradicional, realmente cumpre o papel na perda de peso?

O QUE A BOA CIÊNCIA DIZ?

A boa ciência ou seja, os estudos de elevado nível de evidência científica da maiores universidades do mundo nos mostram que os exercícios tradicionais (musculação está aqui dentro, lembra? rs) irão queimar gordura mas também músculos, ou seja:
1) Você irá perder um pouco de peso inicialmente, mas com a perda de musculatura (massa magra), a médio prazo.
2) Você sofrerá de um problema sério que é o efeito sanfona, onde você ganha todo o peso perdido e ainda mais, danificando o seu metabolismo.
3) E a moral dessa triste história é que isso termina causando frustração e desânimo em quem pratica essas atividades.
A queima de massa magra gera o que chamo de danificação do metabolismo basal.
Gosto sempre de lembrar que o metabolismo do seu corpo é como uma fogueira que deve estar queimando em pleno vapor para você emagrecer com saúde e de vez, ou seja, queimar gordura corporal.
Há algum tempo eu escreví sobre Ficar Sem Comer Emagrece?. E expliquei como o seu metabolismo reage ao efeito sanfona, a essas dietas da moda e a exercicios “milagrosos”.
Então, não vou me apegar aos detalhes do metabolismo. Quero focar apenas em explicar para você como funciona os exercícios para emagrecer que REALMENTE funcionam.

E você pode me perguntar:
Dr. Rocha, que tipo de exercício físico eu devo fazer então para emagrecer e permanecer magra sem esse “bendito” (para não dizer outra coisa) efeito sanfona? Sem danificar o meu metabolismo e ter que ganhar todo o peso perdido de volta e mais um pouco?
Antes de responder, apenas tenha em mente que, para obter sucesso no emagrecimento definitivo, 80% é nutrição/método e apenas 20% é exercicio físico.
E o exercício PERFEITO para você usar nesses 20% é a atividade física intervalada.

EXERCÍCIOS PARA PERDER BARRIGA DE VERDADE

Você pode até estranhar, mas esse tipo de atividade física chamado intervalada ou seja, feito em intervalos de intensidade diferentes, traz resultados surpreendentes na queima de gordura e na aceleração do metabolismo, permitindo que você emagreça e permaneça magra, e melhor ainda quando associada a alimentação estratégica (o resultado é chocante).

Este tipo de atividade é muito importante e neste bate papo vou fazer uma breve introdução sobre ela.
AVISO: Em outro artigo entrarei mais em detalhes para você conhecer melhor e já colocar em prática no lugar dessas atividades físicas tradicionais, que não ajudam em nada quem quer realmente emagrecer de forma saudável e definitiva.

PORQUE EXERCÍCIO INTERVALADO?

Ao contrário da atividade física tradicional onde o ritmo é constante, ou seja, você fica correndo na esteira (ou no parque) ou mesmo pedalando na ergométrica (ou nas ruas), na atividade física intervalada você varia o ritmo e isso irá aumentar a sua queima de gordura corporal e ajudar na formação de massa magra.
E o tempo gasto é bem menor além de te trazer ótimos resultados fazendo apenas 2 ou 3 vezes por semana.

EXERCÍCIOS INTERVALADOS! COMO FAZER?

Mas vamos ao que interessa, que é a parte PRÁTICA.
Você corre na esteira por 3 minutos numa velocidade moderada e depois por 30 segundos você aumenta o ritmo pra uma velocidade intensa (não dando o máximo mas uns 80%).
Depois você fica por mais 3 minutos novamente numa velocidade moderada e por mais 30 segundos você novamente intensifica, podendo repetir o ciclo por mais 2 ou 3 vezes, totalizando de 5 a 6 ciclos intervalados, compreendeu?
As variações possíveis são diversas e esse é apenas um exemplo para você compreender melhor.

Perguntas Recentes

Minhas leitoras fazem inúmeras perguntas relacionadas à musculação, e se realmente ela emagrece, pensando nisso preparei uma lisat com as perguntas mais frequentes, veja abaixo:
  • Quais outras variações é possível fazer nos exercícios intervalados?
    Os exercícios intervalados podem ser feitos de acordo com a atividade escolhida: seja caminhada, seja corrida, natação, ergométrica e até musculação. No início é importante fazer a parte mais intensa em menor tempo (exemplo, caminha 5 minutos e corre 30 segundos). Com o tempo vá aumentando o período intenso (aumente para um minuto por exemplo), independente da atividade escolhida.
  • Quais atividades físicas podem ser consideradas tradicionais? E quais podem ser consideradas não tradicionais? E quais das duas tem maior eficiência no emagrecimento? 
    As atividades físicas consideradas tradicionais são aquelas realizadas num mesmo ritmo (exemplo 30 a 40 minutos na esteira, caminhando no mesmo ritmo ou na bicicleta ergométrica). Essa mesma atividade física pode deixar de ser tradicional se você fizer ela de forma intervalada (momentos moderados e outros intensos em ciclos).
  • Quais atividades intervaladas são as melhores para perder barriga? E para perder peso? 
    Todas já citadas feitas de forma intervalada associadas à musculação para ganho de massa magra e otimização do metabolismo.
  • Qual a melhor atividade física para acelerar o metabolismo e emagrecer? 
    Todas as citadas são excelentes se forem feitas de forma intervalada associado com musculação.
  • Quais as consequências da “danificação do metabolismo basal”? 
    Ganho do peso perdido e muitas vezes até mais do que perdeu, que é o conhecido e temido efeito sanfona.

CONCLUSÃO

Portanto, a resposta perfeita para a pergunta “Musculação emagrece?” é NÃO da forma tradicional. Musculação emagrece se feito de forma intervalada.
Se seu objetivo é emagrecer, quando estiver na academia ou correndo no parque faça sua atividade física de forma intervalada, seja ela corrida, ciclismo ou até natação, pois a atividade física intervalada emagrece, ao contrário das atividades físicas tradicionais que trazem pouco ou nenhum resultado para o emagrecimento a longo prazo.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com suas amigas!
Um forte abraço, te desejo MUITA saúde e até a próxima!


 
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