Pular para o conteúdo principal

"Ciência" da primeira impressão fica nas aparências

Um programa mede os rostos e tenta identificar relações entre essas medições e as características de personalidade.


Ciência das emoções

Desde os trabalhos seminais do Dr. Paul Ekman, cientistas tentam por todos os meios descobrir maneiras de detectar as emoções no rosto das pessoas.

Mesmo sabendo que as pessoas costumam atribuir emoções e feições humanas até mesmo aos carros, eles insistem no chamado "mapeamento científico das emoções".
No início deste ano, pesquisadores finlandeses criaram um mapa das emoções conforme elas se expressam em cada parte do corpo.

A última novidade vem pelas mãos do Dr. Tom Hartley e sua equipe da Universidade de York (Reino Unido), que se concentraram exclusivamente no rosto. O trabalho é modesto, baseado no julgamento de apenas seis pessoas, mas o Dr. Hartley afirma ter encontrado uma forma de "calcular matematicamente" como as diferentes dimensões de um rosto podem passar informações sobre a personalidade da pessoa.


Será mesmo?

Mero acaso

A equipe usou cerca de 1.000 fotos, que foram julgadas por apenas seis pessoas, que as classificaram segundo 16 características, como confiabilidade, simpatia e inteligência. Ao final, as fotos foram catalogadas em três grupos: "simpáticas", "líderes" e "atraentes". Os pesquisadores passaram então para o computador, onde desenvolveram um programa para medir os rostos e identificar relações entre essas medições e as características atribuídas pelos seis juízes.

O resultado foi extremamente modesto: o programa conseguiu acertar 58% das avaliações feitas pelos juízes, pouco mais do que o mero acaso - jogar uma moeda para cima vai dar ao redor de 50% de caras e 50% de coroas. Isso não impediu que os pesquisadores se entusiasmassem, dizendo-se surpresos com "o sucesso das taxas de acerto". 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...