Pular para o conteúdo principal

Órgão vivo totalmente funcional é gerado em cobaia

Timo artificial

Em Abril deste ano, pesquisadores da Universidade de Edimburgo (Reino Unido) anunciaram ter conseguido pela primeira vez regenerar um órgão vivo.

Usando cobaias, a equipe reconstruiu o timo, um órgão do corpo localizado ao lado do coração e responsável pela produção de células imunológicas importantes, conhecidas como células T.

Agora, a equipe afirma ter gerado um timo completo em uma cobaia, mostrando a possibilidade de produzir órgãos artificiais que poderão ser usados para transplantes.

Segundo os pesquisadores, antes que os transplantes se tornem realidade, a esperança é que essas realizações levem a novos tratamentos para pessoas com sistemas imunológicos deficientes.


Órgão substituto

A equipe da professora Clare Blackburn coletou fibroblastos do embrião de camundongos e usou uma técnica conhecida como reprogramação para transformá-las em um tipo totalmente diferente de célula - as células do timo.

As células reprogramadas não apenas assumiram o formato das células naturais do timo, como também conseguiram servir de suporte para o desenvolvimento de células T do sistema imunológico em condições de laboratório.

Quando os pesquisadores misturaram as células reprogramadas com outros tipos principais de células do timo e transplantaram todas para uma cobaia, as células formaram uma espécie de "timo substituto".

O novo órgão apresentou a mesma estrutura, a complexidade e a função de um timo adulto saudável, segundo a equipe.

Esta é a primeira vez que se consegue construir todo um órgão vivo a partir de células que foram criadas fora do corpo por reprogramação.

Além da esperança para a futura fabricação de órgãos para transplantes, a pesquisa poderá ajudar a criar células imunológicas em laboratório para serem usadas em terapias celulares de pacientes imunologicamente deficientes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...