Pular para o conteúdo principal

Como ser mais competente no ambiente de trabalho


Por Euclides Colombo*


Vencendo a competitividade com uma técnica matadora!
Estamos vivendo uma Era onde o ser humano tem buscado ser cada vez melhor no que faz em todos os âmbitos da vida. O mundo, cada vez mais tecnológico e globalizado, acaba estimulando cada um de nós a lapidar os nossos diamantes interiores.
No entanto, dentro desse contexto, é natural que a competitividade cresça. Todo mundo está em busca do seu lugar ao sol e, nessa corrida, vence quem consegue se transformar num profissional extraordinário, que costumo chamar de profissional nível Diamante.
Bom, a técnica para chegar nesse grau de excelência é simples, porém, quase ninguém a pratica com empenho: Fazer mais, melhor, mais rápido e com um custo menor do que o do concorrente.
 Vamos ver o que isso significa na prática?
 Fazer mais  Se sentir desafiado a produzir algo numa grande quantidade! Pode ser a produção de uma atividade, tarefa, função, produto, serviço, etc. O importante aqui é que você faça mais do que o seu concorrente, dentro de um mesmo prazo, claro! A palavra de ordem nesse quesito é: “Correria”! Lembre-se dela sempre que precisar de inspiração!
 Fazer melhor – Nessa etapa, o segredo é a qualidade! Será que as tarefas com as quais você está habituado a cumprir podem ser feitas com mais qualidade? De que maneira é possível pensar numa melhoria? Por mais que os prazos sejam curtos, se você não colocar a cabeça pra funcionar e começar a desenvolver um jeito só seu de alcançar mais qualidade, jamais vencerá a concorrência! A dica aqui é: pensar fora da caixa!
 Fazer mais rápido – Bom, nem preciso dizer que nesse quesito o que conta é o prazo! Agora, eu lhe pergunto: Você acha que cumprir com algo no prazo combinado é suficiente para vencer o seu concorrente? Imagino que não! Por isso, talvez você precise se diferenciar e aqui vão duas dicas. A primeira é cumprir com o combinado antes do prazo que está acordado e a segunda é cumprir com tudo no prazo, porém, entregando algum tipo de bônus – algo que não foi combinado, que não está sendo esperado. Tenha sempre um elemento surpresa na manga, isso também o diferenciará perante a concorrência. E, se você conseguir somar as duas dicas e aplicá-las ao mesmo tempo: ponto pra você!
 Fazer com menor custo – Aqui, estamos falando da redução de despesas! Todo mundo prima pela economia: Quanto menos gastos eu tiver, melhor! Se você é um profissional que sugere alternativas para reduzir os custos, com certeza, será apontado como alguém que pensa e trabalha de forma diferenciada.
 Uma coisa é certa:
Se você conseguir fazer mais, melhor, mais rapido e com menor custo, estará impressionando não só clientes, concorrentes, líderes e colaboradores mas também a si mesmo!
E o combustível para isso é o desejo, a sua real movitação e a certeza de que tudo é possível!

Euclides Colombo (Organizador)

Euclides Colombo

Euclides Colombo (Fundador e Organizador)

Palestra: 

Neocompetências – os 7 degraus para o sucesso na vida e no trabalho
Currículo Resumido:
Graduado em Pedagogia. Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho.
MBA Gestão de Negócios Financeiros pela UFRGS. Tutor em EaD pela UFSC.
Formação em Coaching, Mentoring e Holomentoring pelo Instituto Holos, Certificação Internacional ISOR®.
Formação em PNL nível Practitioner.
Desde criança exerceu as mais diversas atividades profissionais – de agricultor a industriário, de comerciário a empreendedor, transformando cada nova experiência em um degrau de aprendizagem.
No Banco do Brasil começou como escriturário e exerceu diversas funções executivo-gerenciais com novas responsabilidades ao longo de seus 30 anos de casa, como Gerente de Unidade Regional e outras.
Destacou-se como Educador Corporativo da UniBB no desenvolvimento de lideranças, gestão de desempenho, negociação estratégica, equipes, qualidade do crédito, desenvolvimento sustentável e outros.
No SENAI SC atuou como professor na Faculdade de Tecnologia (FATEC) em disciplinas de gestão de pessoas, gestão da qualidade e empreendedorismo.
Organizador do Primeiro Congresso Nacional de Competências Pessoais – On-line – CONACOMPE.
Atualmente é Coach, Palestrante, Professor de MBA e Diretor do Instituto Colombo. 
Livros  –  Co-autor: “Coaching: Grandes mestres ensinam como obter resultados extraordinários na vida pessoal    e profissional​​” Editora Ser Mais – 2012.    
  E-mailLivro Coaching Grandes Mestres..    contato@conacompe.com    
  Fã Pages

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...