Pular para o conteúdo principal

Joanetes: a cirurgia é a única opção para se livrar da dor nos pés?

Os tratamentos não-cirúrgicos podem apenas reduzir a dor ou o desconforto de um joanete e impedir o seu agravamento


O joanete, também conhecido como hallux valgus, é uma deformidade dolorosa que se desenvolve na base do dedão do pé. “Joanetes são causados quando o dedão do pé empurra os outros dedos do pé ou inclina-se em direção aos demais. Isto desloca os ossos da articulação, fazendo com que sobressaiam, parecendo haver um grande crescimento dos ossos nos pés”, explica o ortopedista Caio Gonçalves de Souza (CRM-SP 87.701), médico do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Os joanetes podem se desenvolver devido a uma variedade de fatores. Algumas pessoas “herdam pés” que são mais suscetíveis devido à sua forma e estrutura: os famosos pés chatos, por exemplo. “Mas os joanetes podem ser agravados pelo uso do sapato errado ou pelo carregamento de peso extra, por períodos prolongados, de pé ou andando”, diz o médico.


Prevenção do joanetes

Usar um sapato do tamanho correto é o primeiro passo na prevenção dos joanetes. “É importante certificar-se que seus dedos tenham espaço suficiente dentro do sapato, ou seja, não fiquem espremidos. Não use sapatos que forcem os dedos a ficarem juntos. O salto alto também é particularmente ruim porque ele joga todo o peso do corpo para frente e isto muda a mecânica de funcionamento do pé”, informa Caio G. Souza, que também é professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina na Uninove.

Também na tentativa de prevenir o aparecimento dos joanetes é preciso medir corretamente o tamanho dos pés. “Mesmo que você saiba o tamanho do seu pé, ele pode mudar ao longo do tempo. No pé de uma mulher, os ligamentos, muitas vezes, relaxam depois de ter um bebê, fazendo com que o pé fique mais amplo. Além disto, sapatos de marcas diferentes podem ter formas diferentes, fazendo que o número 37 de uma marca seja igual ao 38 de outra. Sempre teste os sapatos antes de comprá-los, e faça isto de pé e andando”, observa o ortopedista.

Segundo Caio de Souza, não há quaisquer opções não cirúrgicas eficazes para reduzir o tamanho ou reverter o desenvolvimento de um joanete. “Os tratamentos não-cirúrgicos podem apenas reduzir a dor ou o desconforto de um joanete e impedir o seu agravamento”, informa.

Se uma mudança de calçado não ajudar, um alargador pode ser capaz de alterar um par de sapatos, alongando a parte do sapato ao redor do joanete para dar mais espaço aos dedos. “Silicone ou almofadas de feltro usados nos pés ou palmilhas também podem aliviar a dor. Mas o que funciona irá variar, caso a caso. Massagens, alongamentos, talas, medicamentos anti-inflamatórios, e, por vezes, injeções de esteroides também podem ajudar”, afirma o ortopedista.


Cirurgia de joanetes

Se a mudança de sapatos e os tratamentos conservadores não ajudarem e a dor for grave, pode ser necessária uma cirurgia. “Como decidir? O ortopedista irá ajudar o paciente a classificar sua dor em uma escala de 0 a 10. Se a dor estiver nos níveis sete, oito, nove ou dez, o melhor tratamento é o cirúrgico. Se a escala de dor se situar entre um, dois, três ou quatro, tentamos, primeiro, o tratamento conservador. Isso porque a cirurgia implica em riscos de complicações e tem uma recuperação prolongada, por isso não é indicada para tratar o joanete puramente por razões estéticas”, diz Caio G. de Souza.

“Há uma grande variedade de diferentes técnicas cirúrgicas que podem ser realizadas com o objetivo de realinhar a articulação e aliviar a dor do paciente, variando de raspar parte do osso até o realinhamento dos ossos com placas e parafusos. Dependendo da cirurgia, a recuperação completa pode levar meses e exige que o paciente não fique de pé. E, caso os antigos hábitos de usar calçados apertados continuem, a deformidade pode retornar mesmo depois da cirurgia”, explica o ortopedista.



CONTATO:



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
Márcia Wirth
MW- Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde
Telefones: (11) 9 9394 3597/3791 3597

Heey, psiu!
Já ouviu falar do Programa de Emagrecimento Solidário até o Natal?
Campanha Verão Saradona sem sair de casa?
Camapnha Viva Mais com mais Saúde?
Se não, olha essa dica aqui:


FISIOTERAPEUTA LANÇA PROGRAMA DE PILATES QUE AJUDA NO EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL COM APENAS 21 MINUTOS DIÁRIOS
































http://hotmart.net.br/show.html?a=T2173178H&ap=347b










Fonte: http://techmestre.com/mulher-que-mal-conseguia-tomar-banho-devido-a-obesidade-perde-114-kg-e-se-torna-instrutora-fitness.html#ixzz3Ch1fdhKD




Ouvimos falar de um programa de pilates que estava revolucionando o mercado, não pelo lado convencional de tratamento fisioterapêutico, mas pelo lado do emagrecimento e saúde. Portanto, nós da Revista FisioBrasil, resolvemos pesquisar a fundo se ele poderia ser recomendado para nosso público do projeto de emagrecimento saudável até o natal.
Veja o que descobrimos e avalie se podemos usar no programa "saradona até o natal". 

Voltado para um público que necessita de resultados mais imediatos, mas duradouros, o programa D21, da fisioterapeuta Olivia Andriolo, tem feito sucesso entre mulheres que levam uma vida mais atribulada e não dispõem de muito tempo para frequentar uma academia! Olha os vídeos aí!

http://hotmart.net.br/show.html?a=T2173178H (esse é longo, assista com tempo)
Veja a proposta antes de comprar, tem bastante coisa e dicas free também!

O Programa de Emagrecimento CORPO DE 21 é o sistema IDEAL para você que quer emagrecer definitivamente de forma simples e altamente eficaz. Um curso completo de 6 semanas que você precisa no máximo se dedicar 21 minutos por dia para atingir finalmente o seu peso ideal. Foi criado para você mulher que está cansada dos mesmos modelos de emagrecimento e procura uma forma eficiente de emagrecer e não voltar a engordar!

Veja o depoimento da Dona Selma: http://hotmart.net.br/show.html?a=T2173178H&ap=f485



 pode confiar, nós da FisioBrasil recomendamos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...