Pular para o conteúdo principal

Estresse no trabalho: 70% dos brasileiros apresentam sintomas

Especialista em qualidade de vida in company revela as 10 principais características do estresse e explica que, quando o problema não é devidamente tratado, ele pode facilmente evoluir para a Síndrome de Bournout e causar afastamento do profissional


Segundo dados divulgados pela International Stress Management Association (Isma- BR), cerca de 70% da população economicamente ativa no país revela sintomas de estresse. Entre os mais comuns – e que muitos de nós já conhecemos-, estão: irritabilidade, insônia, falha de memória, diminuição do entusiasmo e desorganização. “A exigência no mercado de trabalho é cada vez maior. A autocobrança, a pressão no ambiente de trabalho e fatores econômicos são decisivos quando falamos em estresse profissional. O que não nos atentamos – digo as empresas, principalmente-, é para a consequência desse conjunto de sintomas”, explica Evelen Spilla, diretora da WED Consultoria, especializada em saúde e qualidade de vida in comany.

De acordo com a especialista, os sintomas acima são apenas alguns, diretamente relacionados ao ambiente profissional, “que, quando não tratada devidamente, evolui para a Síndrome de Bournout e, em alguns casos, para o afastamento do profissional”.
Para Evelen, o segredo está em ‘equilibrar’ funções e ter transparência na relação empresas x colaborador. “Os profissionais acumulam atividades porque se sentem testados pelas empresas, em produzir o máximo que pode. O ideal é haver espaço para diálogo e transparência na relação”.

O que se deve analisar é: Para cada funcionário afastado por estresse, são em média 20 dias de ausência. O que faz a gestão mudar. É necessário contratar mais um profissional – estamos falando de um afastamento no caso -, aumentar custos – porque não se pode demitir o afastado – e dedicar tempo inicial ao treinamento deste recém-chegado. “Quando a prevenção seria muito mais eficaz. Como estar atento ao comportamento dos profissionais, por exemplo. Qualquer mudança merece cuidados”, completa Evelen.

Veja a seguir os sintomas iniciais e evoluídos e esteja atento ao seu quadro de colaboradores. “Afinal, todos nós possuímos limites”, finaliza Evelen.

  



Sintomas iniciais
-Dificuldade para ações rotineiras
-Irritabilidade
-Indecisão
-Desorganização
-Insônia
-Sono agitado
-Falta de concentração
-Falha na memória
-Diminuição do entusiasmo
-Sensação de monotonia
-Sintomas evoluídos
-Cansaço
-Ganho ou perda de peso
-Má digestão
-Prisão de ventre ou diarreia
-Gases
-Gastrite
-Úlcera
-Baixa imunidade
-Infecções
-Gripes
-Herpes
-Aumento da pressão arterial
-Derrame
-Infarto
-Dores de cabeça
-Dores musculares
-Dores na coluna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...