Pular para o conteúdo principal

Longas viagens requer cuidados redobrados com as pernas

Permanecer sentado por muito tempo pode causar dor, inchaço e até mesmo a formação de coágulos e trombose venosa

O mês de Dezembro é o período de férias e lazer. Porém, alguns cuidados são necessários para evitar que alegria e descontração acabem antes da hora. As viagens longas de carro ou avião exigem mais atenção, pois as pessoas permanecem sentadas por um longo período. “O excesso de tempo sentado, em uma mesma posição, dificulta o retorno venoso e isso pode desencadear dor, peso, cansaço ou queimação nas pernas”, explica a cirurgiã vascular do Hospital Nossa Senhora das Graças, Flávia Ramos Tristão.

Quando os joelhos permanecem em ângulo de 90 graus – associado a falta de movimentação dos músculos da panturrilha podem prejudicar o retorno venoso. Por isso, a Dra. Flávia faz uma ressalva. “É necessário alternar períodos para caminhar ou alongar as pernas a cada duas horas, pois pode ocorrer a formação de coágulos dentro das veias, a chamada trombose venosa, com risco de evolução para embolia pulmonar”.

Para amenizar as dores durante a viagem é necessário que a cadeira possua um apoio para as pernas, assim evita que as mesmas permaneçam dobradas durante muito tempo. “Para isso, é necessário que o espaço entre a sua cadeira e a da frente seja suficiente”, destaca a especialista.
Além das pernas, coluna, pescoço e mesmo os braços também podem sofrer com dores, caso permaneçam na mesma posição por muito tempo. “E, principalmente, a coluna lombar em caso de posição inadequada durante a viagem”, orienta.

Atenção redobrada
Algumas pessoas em especial, entre elas as gestantes, idosos e crianças precisam de atenção redobrada durante as viagens longas. De acordo com a Dra. Flávia, as gestantes já têm o retorno venoso dificultado com a compressão das veias da pelve pelo útero. Portanto, longos períodos sentadas podem prejudicar ainda mais a circulação venosa das pernas levando a dor, edema e favorecendo o aparecimento de trombose. Os idosos também possuem maior propensão à trombose. “Portanto, devem usar meia elástica após orientação médica, andar a cada duas horas ou fazer movimentos de extensão e flexão dos pés - promovendo assim o exercício dos músculos da panturrilha”, ensina a médica.

De acordo com a Dra. Flávia algumas pessoas possuem uma predisposição maior à formação de coágulos. “Nestes casos específicos há medicação própria para a prevenção de trombose associada às recomendações. Porém, a medicação só deve ser usada com orientação do médico especialista”, destaca.

Além dos idosos e gestante, segundo a médica outros grupos também devem ficar atentos ao cuidados para prevenção da dor e trombose após viagens prolongadas: os obesos, tabagistas, usuários de medicação indutora do sono e pessoas com varizes muito calibrosas.

Dicas para não perder as férias!
Para aproveitar as férias com saúde é necessário seguir algumas dicas, mesmo
que não haja fator de risco conhecido para a trombose.
- Procure se movimentar em viagens longas.
- Caminhe ou faça exercícios de movimento dos músculos da panturrilha.
- Mantenha-se hidratado e evite o consumo de bebidas alcoólicas, que aceleram a desidratação.
- Utilize meias elásticas que auxiliam no estímulo à circulação venosa, mas só deve ser usada após avaliação médica pois algumas pessoas não podem usá-las.


  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...