Procedimento para tratar lesões no tornozelo é realizado no HNSG

A entorse do tornozelo é uma doença que afeta principalmente pessoas que praticam esportes 

O Hospital Nossa Senhora das Graças realiza a cirurgia de artroscopia para o tratamento de entorse do tornozelo. Uma doença que afeta principalmente pessoas que praticam esportes. Entre as atividades que mais prejudicam o tornozelo estão: o futebol, basquete, ballet e a dança.

De acordo com o ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Luiz Fernando Bonaroski a técnica é realizada por meio de uma incisão na face lateral do tornozelo do paciente. “O objetivo da artroscopia é chegar próximo ao interior da articulação através de pequenos cortes na pele, cerca de um centímetro. Assim é possível fazer o diagnóstico e o tratamento”, explica.

O entorse de tornozelo é uma lesão que ocorre após uma torção sobre a articulação - resultando em estiramento ou ruptura de ligamentos, cápsula articular e tendões. “Qualquer pessoa está suscetível a esse tipo de trauma, porém algumas apresentam frouxidão articular, ou seja, instabilidade - e são mais propensas a terem entorses de repetição”, explica o Dr. Bonaroski.

A cirurgia de artroscopia é indicada para lesões de cartilagem, inflamação intra-articular, drenagem de infecções, lesões ligamentares e para o diagnóstico de dores sem causas definidas. “O procedimento é realizado por médico ortopedista e exige treinamento específico para a cirurgia”, enfatiza o especialista.

A cirurgia é feita sob anestesia peridural (região do osso sacro) ou raquidiana (anestesia local) e, através desses pequenos acessos cirúrgicos, são introduzidos no espaço articular instrumentos específicos tais como câmera, fonte de luz e cânulas próprias com diâmetro de 2.7 a 3.5 milímitros. “Após a cirurgia, o tornozelo recebe um enfaixamento ou algum tipo de imobilização e o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte”, orienta o médico

  



Assessoria de imprensa do HNSG

Comentários