Yoga pode ajudar a diminuir a dor lombar crônica

"A prática é mais uma opção para as pessoas que estão lutando para controlar sua condição de dor crônica, o que reforça as medidas de autogestão da doença"
 
Pessoas com dor lombar crônica que praticam yoga conseguem aliviar os sintomas da doença e melhorar sua qualidade de vida, diminuindo os custos médicos com o tratamento da dor lombar e o absenteísmo no trabalho. As boas novas são de um estudo publicado no Spine Journal, revista científica da Sociedade Norte Americana de Coluna.

Segundo os pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, cerca de 300 pacientes que sofrem com dores crônicas nas costas que participaram de um programa de yoga por 12 semanas conseguiram aliviar os sintomas desagradáveis da doença, diminuir os custos médicos com o próprio tratamento e ainda reduziram o número de faltas ao trabalho em comparação com outro grupo de pacientes que não participou do programa de yoga e apenas recebeu cuidados médicos padrões (fisioterapia e uso de analgésicos).

"É muito interessante saber que a yoga pode auxiliar as pessoas a gerirem melhor a sua dor nas costas, reduzindo, inclusive, o número de dias doentes, afastados do trabalho. A prática é mais uma opção para as pessoas que estão lutando para controlar sua condição de dor crônica, o que reforça as medidas de autogestão da doença”, afirma o neurocirurgião Cezar Augusto Oliveira (CRM-SP 123.161), especialista em coluna.

Um estudo anterior, publicado no  Archives of Internal Medicine, já havia demonstrado que tanto a yoga, quanto o alongamento auxiliam no alívio da dor crônica das costas, sendo muito mais eficazes do que apenas os cuidados médicos padrões. Outras pesquisas, no mesmo sentido, também apontaram que as modalidades Iyengar Yoga e Hatha Yoga são as mais indicadas para pessoas com dores lombares crônicas.


  

CONTATO:
Site: http://endoscopiadacoluna.med.br
Email: drcezar@endoscopiadacoluna.med.br

Comentários