Pular para o conteúdo principal

Yoga pode ajudar a diminuir a dor lombar crônica

"A prática é mais uma opção para as pessoas que estão lutando para controlar sua condição de dor crônica, o que reforça as medidas de autogestão da doença"
 
Pessoas com dor lombar crônica que praticam yoga conseguem aliviar os sintomas da doença e melhorar sua qualidade de vida, diminuindo os custos médicos com o tratamento da dor lombar e o absenteísmo no trabalho. As boas novas são de um estudo publicado no Spine Journal, revista científica da Sociedade Norte Americana de Coluna.

Segundo os pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, cerca de 300 pacientes que sofrem com dores crônicas nas costas que participaram de um programa de yoga por 12 semanas conseguiram aliviar os sintomas desagradáveis da doença, diminuir os custos médicos com o próprio tratamento e ainda reduziram o número de faltas ao trabalho em comparação com outro grupo de pacientes que não participou do programa de yoga e apenas recebeu cuidados médicos padrões (fisioterapia e uso de analgésicos).

"É muito interessante saber que a yoga pode auxiliar as pessoas a gerirem melhor a sua dor nas costas, reduzindo, inclusive, o número de dias doentes, afastados do trabalho. A prática é mais uma opção para as pessoas que estão lutando para controlar sua condição de dor crônica, o que reforça as medidas de autogestão da doença”, afirma o neurocirurgião Cezar Augusto Oliveira (CRM-SP 123.161), especialista em coluna.

Um estudo anterior, publicado no  Archives of Internal Medicine, já havia demonstrado que tanto a yoga, quanto o alongamento auxiliam no alívio da dor crônica das costas, sendo muito mais eficazes do que apenas os cuidados médicos padrões. Outras pesquisas, no mesmo sentido, também apontaram que as modalidades Iyengar Yoga e Hatha Yoga são as mais indicadas para pessoas com dores lombares crônicas.


  

CONTATO:
Site: http://endoscopiadacoluna.med.br
Email: drcezar@endoscopiadacoluna.med.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...