Perda de peso sem limites estabelecidos pode afetar a saúde





Segundo dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas) do Ministério da Saúde, 17,4% da sociedade brasileira é obesa e tem problemas decorrentes da doença. Para as mulheres, esse número é ainda mais alarmante, uma vez que elas representam 18,2% dessa parcela, enquanto os homens 16,5%.

Como saber, entretanto, onde está o limite entre a necessidade real de perder peso e a vontade de emagrecer por questões estéticas? Grande parte dos brasileiros tenta se enquadrar nos padrões estipulados pela sociedade e buscam desesperadamente diminuir o peso,e aperfeiçoar o corpo e alcançar objetivos que, na maioria das vezes, não condizem com seus biótipos.

Esta busca, sem um acompanhamento médico, acarreta em riscos para a saúde, como distúrbios alimentares, anemia, desnutrição – que pode levar a um déficit de vitaminas e minerais, entre outras situações. Os problemas provenientes desse mal não param por aí, e até mesmo o sistema imunológico pode ser atingido.

Apesar de não ocorrer com frequência, já que a maioria dos pacientes tem dificuldade em atingir o peso ideal, alguns não conseguem notar as mudanças que estão acontecendo em seu corpo e passam a estipular limites ainda maiores. Com relação ao obeso, por exemplo, essa falta de percepção acontece quando existe algum trauma emocional envolvido, e o medo de ganhar novamente todos os quilos perdidos se torna a única maneira de proteção para evitar ter esse tipo de trauma emocional mais uma vez.

Além dos problemas que a perda de peso sem controle e acompanhamento médico pode trazer, é válido ressaltar que o processo não acontece de maneira tão fácil quanto parece. Junto com os hábitos alimentares, a composição corporal e o fator genético de cada paciente influenciam muito no emagrecimento. Apesar de ser grande parte do processo, apenas dieta e exercícios físicos não ajudam aqueles que apresentam massa corporal acima de 30 kg/m², o que pede ainda mais pelo auxílio de um profissional.

Outro ponto importante e que deve ser reforçado é que o processo de perda de peso é gradual e, segundo pesquisas científicas, os pacientes que iniciam a dieta com uma rápida diminuição na balança, ficam ainda mais estimulados a darem continuidade ao tratamento. Depois dessa primeira fase, o resto do processo acontece gradativamente e de forma menos acentuada, mas não menos eficiente. Portanto, quanto mais empenho e dedicação, mais resultados serão atingidos.

A perda de peso sem um limite estabelecido traz consequências emocionais e físicas. Quando se perde mais do que o necessário, também se elimina massa muscular. Isso pode levar à subnutrição ou à desnutrição energético-proteica, trazendo reflexos negativos para todos os sistemas do nosso organismo. Por isso, independente de qual seja o objetivo com o corpo, ter um monitoramento médico adequado e seguir os parâmetros preconizados pela Organização Mundial de Saúde, no que tange aos dados antropométricos adequados de determinada pessoa, idade ou quadro clínico, é o mais aconselhável e a melhor maneira de alcançar um corpo saudável.

Adaptado via Minha Vida

Comentários