As cirurgias plásticas e os jovens: aumento espantoso

Em comemoração a data comemorada no dia 30 de março, o Dia Mundial da Juventude, esclarecemos algumas dúvidas sobre esse assunto . 


Durante o período da adolescência, qualquer sinal que mostre que o jovem está “fora dos padrões de beleza” convencionais, pode resultar em problemas mais sérios com o passar do tempo. Desde o comum problema com a acne até a questão física – as mulheres encorpam mais, os meninos as vezes sofrem com a ginecomastia (aumento das mamas), - podem fazer com que muitos adolescentes se sintam infelizes com a sua aparência e desejem, mesmo que de forma sutil, mudá-la.

Prova disso é o fato de o número de cirurgias plásticas e corretivas em jovens entre 14 e 18 anos ter aumentado 141% nos últimos quatro anos. Os dados da Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que o número de procedimentos nesta faixa etária passou de 6% para 10%, no mesmo período. Dentre as cirurgias mais procuradas, a lipoaspiração é a preferida pelas meninas, enquanto os garotos se submetem mais à redução das mamas.

Porém, o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico da Clínica Michelangelo, de Curitiba – PR, lembra que antes de se submeter a qualquer cirurgia, é preciso que os pais conversem de forma clara e franca com os filhos, entendendo a necessidade de realizar os procedimentos. “Antes da cirurgia, é preciso entender o motivo que levou o jovem a querer optar pela cirurgia. Ela não pode ser uma forma de mascarar um problema emocional, por exemplo – e isso é algo comum”, explica.

Quando já estão com o corpo formado – afinal, não é recomendado fazer uma lipoaspiração com uma menina que ainda está com o corpo em formação, e o mesmo vale para implante de silicone, - não há restrições médicas para a realização dos procedimentos. “Depois de aprovado pelo médico e pelos pais do adolescente, as cirurgias são feitas da mesma forma que são realizadas em adultos. Do ponto de vista cirúrgico, pode-se dizer que os jovens são os pacientes com o menor risco, e, em geral, têm recuperação mais rápida”, comenta.

Entre as meninas, as cirurgias mais realizadas são a lipoaspiração e as nos seios, - tanto o implante de silicone quanto a mamoplastia, que diminui o tamanho das mamas. “Lembro, novamente, que o que determina a plástica nos seios é a total formação das mamas. E não é preciso se preocupar com a amamentação no futuro, pois se a técnica for bem feita, o aleitamento não será prejudicado” esclarece.

Já entre os meninos, o procedimento mais comum é a ginecomastia, que corrige as glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas. Outras cirurgias bastante procuradas são a correção da orelha de abano e rinoplastia, empregada para melhorar o aspecto estético do nariz e a qualidade da respiração.


Os pais têm muita dificuldade de contrariar os filhos, e isso pode gerar um grande problema para o futuro deles, para isso, é preciso muita conversa e opiniões de diferentes profissionais para que o adolescente e a família se sintam seguros na hora de marcar a cirurgia. A avaliação prévia evita falsas expectativas, ajuda no entendimento do procedimento e cria uma confiança mutua entre paciente e médico, aspecto importantíssimo para a realização da cirurgia.








Doutor Alderson Luiz Pacheco (CRM-Pr 15715)
Cirurgião Plástico
Site: http://www.alplastica.com
http://www.michelangeloclinica.com.br
Blog: http://draldersonluizpacheco.wordpress.com
Email: plastica.pacheco@yahoo.com.br
Fone: (41) 3022-4646 e 4141-4424
Endereço: Rua Augusto Stellfed, 2.176, Champanhat, Curitiba/PR.

Comentários