Na escovação, excesso de força pode causar sensibilidade


“A sensibilidade dentária é causada pelo desgaste de qualquer superfície do dente ou retração gengival (quando a raiz do dente fica exposta) tornando-o permeável à ação de estímulos agressivos (térmicos, químicos ou táteis)”, diz Luana Campos, cirurgiã-dentista especialista em laser terapia da Clínica Interclin.

O problema pode surgir a partir de hábitos comuns do dia-a-dia. “A retração gengival pode acontecer por causa do excesso de força que a pessoa usa na hora de escovar os dentes. Bebidas ácidas têm o poder de causar erosão do esmalte dentário e a exposição da dentina”, exemplifica a especialista.

Problemas bucais sem o devido tratamento,como bruxismo, cárie profunda, gengivite, ou até mesmo um dente quebrado ou lascado podem causar a retração gengival ou expor a dentina (parte interna do dente que protege o nervo) e provocar a sensibilidade.

Até alguns tratamentos odontológicos podem ser responsáveis por essa sensação. O clareamento dental (por usar substâncias agressivas), a limpeza profunda feita no consultório ou a restauração dentária também têm o poder de deixar o esmalte do dente mais fino, diminuindo sua proteção, ou retrair a gengiva, expondo o nervo.

Pequenas mudanças contra a sensibilidade 

O tratamento ideal contra a sensibilidade dentária vai depender do correto diagnóstico de sua causa, sendo que na maioria das vezes é multifatorial.No entanto, algumas mudanças nos hábitos podem ajudar. “Optar por uma escova dental macia, mudar a técnica de escovação e usar um creme dental com alta concentração de flúor podem auxiliar no alívio dos sintomas", diz Luana.

Algumas pastas de dente especiais para dentes sensíveis também podem ajudar na manutenção diária do problema, atuando como uma barreira mecânica (selando a dentina exposta e diminuindo a dor). Mas, segundo Luana, esse efeito é temporário. Já as que oferecem um efeito clareador devem ser evitadas, pois possuem substâncias em sua composição que podem acentuar a sensação de sensibilidade.

Já no consultório, o cirurgião-dentista poderá determinar um plano de tratamento mais completo, com aplicações de verniz de flúor, restauração nas áreas de dentina exposta ou realizar aplicações de laser no local.“Hoje em dia, o uso do laser, técnica mais recente no combate a sensibilidade, é considerado uma forma de auxílio terapêutico indispensável por atuar no tratamento da inflamação local, na regeneração tecidual e na nova formação de uma dentina secundária, promovendo alívio imediato”, diz a especialista.

Comentários