Pular para o conteúdo principal

Diferença entre compulsão alimentar clássica e transtorno alimentar agudo


Psicólogo e escritor Alexandre Bez explica os fatores emocionais que ocasionam estes problemas

Segundo o psicólogo e escritor Alexandre Bez quando o consumo de alimentos é excessivo e foge do controle no padrão alimentar podemos classificá-los em “Compulsão Alimentar Clássica” e “Transtorno Alimentar Agudo”.

Em primeiro lugar há a iminência em se distinguir quando há uma atitude alimentar isolada de um padrão continuo compulsivo alimentar, que são os que levam as cirurgias bariátricas.

A compulsão alimentar pode indicar uma carência especialmente no público feminino, pois há uma necessidade em se preencher a lacunas da alma provocadas pelos fatores inconscientes. Ela pode indicar também a dificuldadde em se controlar na administração do alimento, nesse caso sugerindo uma tendência maior do público masculino. Eles vão comendo de tudo sem pensar, não havendo censura ou filtro mental para coibir essas ações.

Nas ações de compulsão alimentar passageira não há um padrão estabelecido e continuo. Ambientes festivos, reuniões com amigos, festas aleatórias "podem impulsionar" essa conduta de comer até não aguentar mais. Seria como ter uma legenda no cérebro dizendo “pode comer a vontade, hoje é permitido”.

Diferente da compulsão alimentar clássica o transtorno alimentar agudo (compulsão ocasional) não gera culpa, vergonha ou embaraços pessoais. O transtorno alimentar de compulsão ocasional não mantém nenhuma relação com a bulimia embora os sintomas sejam semelhantes. A diferença é que a pessoa come de tudo sem provocar vômito.

Embora sejam dois transtornos com a mesma sintomatologia ambos se diferenciam pela frequência, qualidade, duração e intensidade. Aquele que é ocasional pode migrar para um padrão continuo e estabelecido, deixando assim de ser agudo e se tornando crônico. 

Alexandre Bez destaca alguns fatores emocionais que podem provocar uma compulsão alimentar ocasional:

- Depressão;
- Ansiedade;
- Transtorno bipolar;
- Abuso de substância;
- Stress;
- Insônia;
- Baixa autoestima;
- Problemas da imagem corporal; 


“Aspectos de criação na infância, fatores ambientais, familiares e genéticos podem influenciar, mas a compulsão alimentar ocasional pode ser revertida com terapia pessoal, ansiolíticos e antidepressivos”, finaliza o psicólogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...