Fisioterapia e a atuação no inchaço de joelhos


O inchaço do joelho é uma queixa importante em consultórios e clinicas especializadas de Fisioterapia. Seja por trauma depois da prática de uma modalidade esportiva ou problemas reumatológicos, é um sintoma que incomoda (e muito) as pessoas que procuram a Fisioterapia para melhora do quadro.

Se você sofreu uma torção no joelho po algum trauma esportivo ou simplesmente andando na rua, você pode ter um pouco de dor, inchaço, hematomas e eventualmente cursar com instabilidade, a falta de firmeza. Para se recuperar mais rápido de uma entorse do joelho, você precisa seguir um plano de cinco etapas do tratamento, clinicamente conhecido como PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação).

O inchaço nos joelhos causada por doenças reumatológicas (reumatismo) está presente em mais pessoas que a gente possa imaginar. Existem cerca de 150 tipos diferentes de reumatismos como a artrose, gota, artrite reumatoide, espondiloartrites, lúpus eritematoso, artrite reumatoide juvenil, febre reumática, osteonecrose, que são outras possíveis causas para o problema do joelho.

Geralmente, o inchaço se deve ao acúmulo de líquido na cavidade da articulação, devido a um processo inflamatório ou traumático. O inchaço pode também ser decorrente do aumento ósseo na região da articulação do fêmur com a tíbia, causado por condições mais crônicas como a artrose.

Habitualmente, o inchaço dos joelhos é sempre acompanhado por dor. A dor pode ocorrer tanto aos movimentos, como ao andar, praticar atividade física, como em repouso.

A fisioterapia deverá atuar para desinchar o joelho e dar mobilidade as articulações não só do joelho mas do tornozelo e do quadril. Alongamentos, manipulações articulares, fortalecimento muscular dos membros inferiores se fazem necessárias assim como todas as medidas para diminuir a dor do paciente.

Não preciso nem dizer que quanto mais cedo o paciente nos procur, mais abreviado será o tratamento de fisioterapia porque o tipo de lesão não estará tão avançado (teoricamente!).

Faça Fisioterapia!

Comentários