Pular para o conteúdo principal

O teste do pezinho, a genética e o aconselhamento genético



Em 1992, o professor Benjamin José Schmidt conseguiu transformar em lei federal o teste do pezinho. Naquela ocasião, meu pai me disse que a gotinha de sangue coletada no calcanhar dos bebês faria uma revolução na medicina. Dizia ele que, além do diagnóstico de fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito, seria possível diagnosticar também centenas de patologias congênitas e genéticas.

Atualmente, é possível extrair o DNA do papel de filtro onde se faz a coleta para o teste do pezinho e se realizar o estudo do genoma e do exoma, entre outros, dos recém-nascidos. Porém, é importantíssimo, neste momento, ressaltar aos pais que essas informações devem ser passadas por médicos e biólogos geneticistas capacitados, para não gerar neurose e prejudicar a saúde dessas crianças.

Benjamin José Schmidt é considerado um dos maiores pediatras do mundo de todos os tempos. E sinto-me na obrigação de prosseguir com os seus procedimentos, dedicando parte da minha vida acadêmica ao estudo de doenças raras e clarificando, na vida acadêmica e na opinião pública, novas abordagens que nasceram na atualidade, através da genética moderna.


- Beny Schmidt é chefe e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele e sua equipe são responsáveis pelo maior acervo de doenças musculares do mundo, com mais de doze mil biópsias realizadas, e ajudou a localizar, dentro da célula muscular, a proteína indispensável para o bom funcionamento do músculo esquelético - a distrofina.
Beny Schmidt possui larga experiência na área de medicina esportiva, na qual já realizou consultorias para a liberação de jogadores no futebol profissional e atletas olímpicos. Foi um dos criadores do primeiro Centro Científico Esportivo do Brasil, atual Reffis, do São Paulo Futebol Clube, e do CECAP (Centro Esportivo Clube Atlético Paulistano).
Seu pai, Benjamin José Schmidt, foi o responsável por  introduzir no Brasil o teste do pezinho.

Informações à imprensa:
Agora Comunicação | Tel.: (11) 3297-1994
Rua Teodoro Sampaio, 1020, cj. 510 | Pinheiros | São Paulo-SP
Carolina Martins (carol.martins@agoracomunicacao.net)
Raphael Coraccini (raphael@agoracomunicacao.net) Cel.: (11) 98833-7600

Logo Novo- Agora Comunicação

Raphael Coraccini
raphael@agoracomunicacao.net
Tel.: (11) 3297-1995
Rua Teodoro Sampaio, 1020, cj. 510.
Pinheiros, São Paulo/SP
www.agoracomunicacao.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...