70% dos casos de câncer de ovário são descobertos em estágio avançado



Segundo levantamento feito no estado de SP, Maioria das mulheres com essa doença estão acima dos 55 anos.


Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo mostra que sete em cada dez mulheres que chegam ao hospital com câncer de ovário já chegam ao hospital com a doença em estágio avançado.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, do total de pacientes com esse tipo da doença, cerca de 20% têm entre 45 e 54 anos e 70% das mulheres estão acima dos 55 anos, período em que é mais frequente o desenvolvimento do câncer.

Entre os fatores de risco do câncer de ovário estão o histórico familiar e a obesidade. Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal e tratamento para a fertilidade também estão mais propensas a desenvolver a doença.

Entre os fatores de risco do câncer de ovário estão o histórico familiar e a obesidade

O tumor é considerado “silencioso”, e os poucos sintomas apresentados costumam ser ignorados pela maioria das mulheres, uma vez que são confundidos com desconfortos comuns como inchaço (aumento) do volume abdominal, menstruação irregular e indigestão. Também podem ocorrer dores abdominais e na região pélvica, perda do apetite e náuseas.

Exame de sangue detecta até 86% dos casos de câncer de ovário

Estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer) apontaram aproximadamente 6.000 novos casos da doença para o último ano. Apesar da incidência relativamente baixa, o câncer de ovário é o tipo de tumor ginecológico com alto índice de mortalidade. Por isso é importante que as mulheres estejam atentas às mudanças no corpo, bem como a incômodos e dores constantes.

Jesus Paula Carvalho, coordenador da equipe de ginecologia do Icesp, diz que a visita anual ao ginecologista pode ajudar a antecipar o diagnóstico, aumentando as chances de sucesso do tratamento.

Comentários