Pular para o conteúdo principal

Hiperidrose plantar: o incômodo de suar nos pés


O corpo humano é complexo e perfeito para realizar todas as suas funções. Porém, quando algo não funciona muito bem, alguns incômodos podem aparecer. O suor, por exemplo, é fundamental para o controle da temperatura interna do organismo, no entanto, ao se manifestar de forma excessiva, a sudorese configura a hiperidrose, uma doença que causa constrangimentos e influencia em diversas situações cotidianas.

Existem algumas regiões de mais incidência na hiperidrose. A planta dos pés é um local comum e o suor ali pode gerar grandes transtornos, sendo o maior deles o popular chulé. Embora a hiperidrose plantar não seja tão visível quanto a palmar ou nas axilas, devemos dar atenção especial a eles.

Manter os pés fechados no outono e inverno pode ser um perigo. Usar meias e sapatos fechados por muito tempo pode converter num terreno fértil para a proliferação de bactérias e fungos, o que resulta em odor e até mesmo em pé de atleta, a conhecida e indesejada frieira. A umidade contínua acaba por causar bolhas, irritação da pele e infecção localizada.

No verão também não se pode descuidar. O tempo quente costuma agravar a situação e fazer com que as glândulas sudoríparas, responsáveis pela transpiração, tenham que trabalhar de modo mais ativo para resfriar a temperatura corporal, que deve ficar entre 36,5 ºC.
Independentemente da época do ano, é preciso manter os pés sempre bem limpos e secos. Os sapatos devem ser respiráveis, evitando as solas de borracha e o uso de tênis quando você não estiver praticando exercício físico. Para as meias é melhor escolher as de algodão em vez de fibras sintéticas.

Quem sofre com a hiperidrose sabe que, mesmo em momentos que o corpo está em repouso, as glândulas são continuamente estimuladas. A doença, que atinge 2,5% da população mundial, pode levar a uma sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. O portador da hiperidrose tem sua autoestima fortemente comprometida, pois o suor em excesso é associado a situações de nervosismo, ansiedade e insegurança.

A Sociedade Internacional de Hiperidrose aconselha três tratamentos para hiperidrose plantar: antiperspirante, iontoforensis e botox. Nossa recomendação é tentar os métodos menos invasivos antes de partir para cirurgia. Em primeiro lugar, deve-se usar o antiperspirante com cloreto de alumínio Perspirex, que é aprovado pela Anvisa, e seguir as instruções de uso do cosmético para obter o melhor resultado.

Se isso não for suficiente, o próximo passo é consultar um especialista que possa aconselhar e indicar outros tratamentos para a doença. O mais importante é entender que o problema tem solução. Só é preciso buscar ajuda!

Paulo Guerra é diretor da Osler do Brasil, responsável pela distribuição de Perspirex.

Sobre Perspirex:
www.perspirex.com.br / (11) 3031 9484
Indicado na luta contra o suor excessivo, o antiperspirante dinamarquês Perspirex é o único aprovado e registrado pela Anvisa. Sua fórmula à base de álcool e cloreto de alumínio bloqueia a produção de suor. A reação do produto forma uma espécie de tampão de gel, que é eliminado naturalmente com as células mortas da pele, fazendo com que o produto tenha uma ação prolongada de três até cinco dias.

Informações para a imprensa:
InformaMídia Comunicação
Janaina Almeida
janaina@informamidia.com.br
(11) 2834 9295/ 93011-9697
Juliana Colognesi
juliana@informamidia.com.br 
(11) 2834 9295/ 98393 3689

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...