Pular para o conteúdo principal

Super calmante – Conheça a passiflora


O maracujá  é uma fruta bastante consumida no Brasil, sendo popularmente conhecida como calmante natural. Mas você sabia que não é o fruto em si que possui as substâncias que atuam no sistema nervoso central? A passiflora (Passiflora incarnata), ou flor do maracujá, é a planta que produz a fruta e que contém as propriedades calmantes que trazem benefícios à saúde.

Também conhecida como flor-da-paixão ou maracujá-rosado, a passiflora é muito utilizada no tratamento de ansiedade, insônia e outros distúrbios do sono. Saiba mais sobre as propriedades e os benefícios proporcionados por esta planta medicinal:

Propriedades e benefícios

Com propriedades calmante e sedativa, a passiflora tem a capacidade de agir no sistema nervoso central e combater o nervosismo, relaxando as tensões musculares e melhorando a respiração.

Tem ainda ação relaxante, antidepressiva, analgésica, antiespasmódica, hipotensora e relaxante muscular, que controla a ansiedade, trata a insônia e outros distúrbios do sono, age nos distúrbios gastrointestinais gerados pelo nervosismo, diminui o estresse, ameniza os sintomas da depressão, controla a hiperatividade infantil, alivia a tensão pré-menstrual e melhora a concentração. A passiflora também pode auxiliar no tratamento de inchaços, infecções por fungos e Mal de Parkinson.

Como utilizar a passiflora?

As partes usadas desta planta medicinal são as suas flores, folhas e caules, no preparo de chá, tinturas e cápsulas. O substrato da planta do maracujá pode ser encontrado em farmácias, no formato de cápsulas, comprimidos ou xarope; e o produto seco ou in natura pode ser comprado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. O chá da planta pode ser preparado e consumido no final do dia, algumas horas antes de dormir.

Chá de passiflora

Para aproveitar os benefícios da passiflora e ter uma noite de sono mais tranquila, basta preparar o seu chá, de acordo com os seguintes procedimentos:

Ferva 200 ml de água em uma panela e desligue o fogo. Acrescente três colheres de chá de folhas secas de maracujá e abafe por cerca de 10 minutos. Tome o chá duas horas antes de dormir.

Contraindicações e efeitos colaterais

Os indivíduos que tenham pressão arterial baixa ou utilizem medicamentos calmantes e sedativos devem evitar o uso da passiflora, pois ela pode diminuir os ritmos cardíacos. Por atuar como um calmante natural e sedativo leve, o principal efeito colateral da flor de maracujá é a sonolência excessiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...