Pular para o conteúdo principal

Dormir pouco pode aumentar risco de ataque cardíaco e AVC


Sono ruim deve ser considerado um fator de risco para doença cardiovascular, assim como tabagismo, falta de exercício e má alimentação

Você dorme pouco ou mal? Pois saiba que esse detalhe pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou AVC (acidente vascular cerebral), de acordo com pesquisa de um programa da Organização Mundial da Saúde (OMS), apresentada no EuroHeartCare 2015, nesta segunda-feira (15), na Croácia. Os dados são do site da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Os cientistas analisaram 657 homens, entre 25 e 64 anos, sem histórico de ataque cardíaco, AVC ou diabetes, em Novosibirsk, Rússia. A qualidade do sono foi avaliada quando o estudo começou, em 1994.

Durante o período de acompanhamento, quase dois terços (63%) dos participantes que sofreram ataque cardíaco também tinham um distúrbio do sono. Quem dormia mal apresentou um risco de enfarte do miocárdio de duas a 2,6 vezes maior. A probabilidade de AVC se mostrou 1,5 a quatro vezes mais elevada.

"Descobrimos também que as taxas de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral em homens com distúrbios do sono foram relacionados com detalhes sociais, com as maiores incidências naqueles que ficaram viúvos ou divorciados, não tinham terminado o ensino secundário e com trabalho manual mediano a pesado", comentou Valery Gafarov, professor de cardiologia da Academia Russa de Ciências Médicas em Novosibirsk, Rússia.

O especialista fez questão de enfatizar que sono não é uma questão trivial, mas de muita importância. "Sono ruim deve ser considerado um fator de risco modificável para doença cardiovascular junto com o tabagismo, falta de exercício e má alimentação", completou. Para a maioria das pessoas, sono bom é o que dura de sete a oito horas.

Fonte: Terra-Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...