Pular para o conteúdo principal

Gama Glutamil Transferase


A Gama Glutamil Transferase (ou Gama GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. Esta enzima localiza-se dentro das células do fígado, e quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detetar este nível da corrente sanguínea através de um exame de sangue. É através desta enzima que o nosso organismo é capaz de metabolizar as várias substâncias químicas no nosso organismo, desde aquelas que ingerimos até àquelas que se formam dentro do nosso corpo. O resultado do exame de sangue poderá ter resultados normais ou alterados (baixos ou altos). 

Através da Gama GT nosso organismo é capaz de metabolizar diversas substâncias, por isso é importante que a Gama GT se encontre em um nível adequado.

Valores de referência

É importante conhecer os valores de referência da enzima Gama GT, no entanto, lembre-se de que estas cifras podem variar ligeiramente de um laboratório a outro:

- Mulheres: 05 a 36 U/L

- Homens: 08 a 61 U/L

Gama gt baixa

Os níveis de Gama GT mais baixos da faixa normal podem ocorrer devido à ingestão de fármacos como o clofibrato ou as pílulas anticoncepcionais, e tratamentos de substituição hormonal à base de estrógeno.

Gama gt alto

Os níveis elevados de Gama GT no sangue indicam que há algum tipo de lesão nas células do nosso corpo que são ricas nesta enzima. O consumo frequente de álcool, drogas ou a ingestão habitual de determinados medicamentos podem produzir a alteração da Gama GT. Algumas das razões mais frequentes do aumento de seus níveis são:

- Alcoolismo
- Hepatite
- Diabete
- Cirrose hepática
- Doenças pulmonares ou do pâncreas e insuficiências cardíacas
- Falta de fluxo de sangue no fígado
- Tumor no fígado
- Uso de drogas tóxicas para o fígado

Caso os seus valores de Gama GT estejam alterados, o melhor é visitar um hematólogo para uma check-up completo.

As principais causas do aumento do Gama-GT são:

- Hepatite Viral: Hepatite A, Hepatite B, Hepatite C e assim por diante;

- Hepatites Medicamentosas: uso de medicamentos provocam com frequência Gama-GT elevado. Os medicamentos que frequentemente aumentam o Gama-GT são: fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, ácido valproico e anticoncepcionais (contraceptivos) são as principais causas da elevação no soro dos níveis de gama glutamil transpeptidase causados por uso de medicamentos, porém é importante salientar que quase todos os medicamentos podem causar alterações.

- Hepatite por Intoxicações: assim como os medicamentos o uso e abuso de substâncias também pode provocar uma hepatite tóxica, dentre as substâncias que podem causar temos como uma das principais as bebidas alcoólicas;

- Obstruções de vias biliares;

- Tumores e Câncer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...