Pular para o conteúdo principal

Óleo de avestruz possui os ômegas 3, 6, 7 e 9!


Os benefícios proporcionados pelos óleos vêm chamando cada vez mais atenção, sendo que cada um deles deve ser utilizado de acordo com o objetivo a ser alcançado, sempre observando a sua composição, indicações de uso e contraindicações. Além dos famosos óleos de milho, amêndoa, coco, argan e outros, há no mercado outro óleo com muitas propriedades benéficas à nossa saúde: é o óleo de avestruz.

Na região abdominal do avestruz há uma bolsa de gordura, local de onde é extraído o óleo. Cada avestruz fornece, em média, 15 kg de gordura, que são suficientes para a produção de aproximadamente 6 litros de óleo.

Desde tempos remotos, o óleo de avestruz já era utilizado de forma terapêutica pelos egípcios, devido às suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, hidratantes da pele e regeneradoras de feridas e cicatrizantes.

As propriedades do óleo de avestruz
O óleo de avestruz é o único produto natural que contém os quatro ômegas: ômega 3 (ácido linolênico), ômega 6 (ácido linoléico), ômega 7 (ácido palmitolêico) e ômega 9 (ácido oléico).

O ômega 3 possui funções anti-inflamatórias, atua na redução de colesterol e triglicerídeos, ativa as funções cerebrais, previne doenças cardíacas e autoimunes e combate a osteoporose e problemas articulares.

O ômega 6 fortalece o sistema imunológico, atua na saúde da pele e dos cabelos e pode colaborar na queima de gordura corporal; o ômega 7 é o ácido graxo responsável pela derme e colabora no processo de regeneração celular.

Já o ômega 9 é responsável pela síntese de hormônios e ajudam a reduzir as ondas de calor, ansiedade, estresse e irritabilidade decorrentes de disfunção hormonal. Por esta razão, este ácido deve estar presente na dieta das mulheres com menopausa e das que sofrem com os sintomas incômodos e dolorosos da TPM. O ômega 9 também age na síntese de cortisol, hormônio responsável pelo acúmulo de gordura na região abdominal.

Os benefícios do óleo de avestruz
Alguns estudos vêm demonstrando a utilidade do óleo de avestruz no tratamento de doenças da pele, tais como dermatites, eczemas e psoríase. Os seus efeitos terapêuticos também podem ser observados na cosmética, como atenuante de rugas e marcas de expressão, sendo associados a cremes hidratantes e regeneradores de tecido.

Saiba mais sobre os benefícios proporcionados pelo óleo de avestruz:

Hidratante da pele
As dosagens percentuais presentes na composição do óleo de avestruz são similares à oleosidade da pele humana, característica que confere ao óleo uma propriedade hipoalergênica. Por ter elevada afinidade com a nossa pele, a penetração intradérmica do produto é mais eficiente, apresentando alto poder de hidratação e melhora da tonicidade. O óleo de avestruz hidrata e reduz as rugas e marcas de expressão com reduzido percentual de reações alérgicas.

Anti-inflamatório
Devido à presença do ácido oléico (ômega 9) em sua composição, o óleo de avestruz pode ser utilizado no tratamento de inflamações nas articulações.

Emagrecimento
Ao ser aliado a uma dieta, o óleo de avestruz auxilia no processo de emagrecimento e na perda de medidas abdominais.

Analgésico
O ácido linoleico (ômega 6) presente neste óleo atua como analgésico em casos de câimbras, fadiga, edemas e contraturas, além de combater dores reumáticas, artrites e artroses.

Como utilizar o óleo de avestruz?
O óleo de avestruz pode ser encontrado à venda em lojas de produtos naturais ou pela internet. Ele está disponível nas formas de gel, gotas, creme, banha, óleo de massagem, spray, creme para os pés e para as pernas e outros.

A dosagem depende de cada fabricante, mas é necessário ficar atento às dosagens diárias mínimas e máximas. Este produto não deve ser utilizado em excesso, pois pode causar desequilíbrio metabólico e desenvolver processos inflamatórios e diabetes. Lembre-se de consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento!

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...