Pular para o conteúdo principal

Eficácia do tomate para a pele humana


O tomate é um fruto que está presente diariamente em nossa alimentação, seja em saladas ou no preparo dos mais diversos molhos. É rico em vários elementos nutritivos, que ajudam na manutenção da saúde de todo o organismo. Contém vitaminas A, C, E, K, B1, B2, B3 e B6. Além disso, ainda possui fibras, ferro, magnésio, potássio e licopeno. Esse último ativo, o licopeno, é justamente o responsável pela ação positiva do tomate na pele.

Por ser antioxidante, combate os radicais livres, ou seja, moléculas instáveis responsáveis por doenças como o alzheimer, parkinson, diabetes, hipertensão arterial, câncer, entre outros. Ajuda também no retardo do envelhecimento, além de reparar os danos que fatores externos como a má alimentação e até mesmo a poluição causam no organismo.

Licopeno
O licopeno presente no tomate é um carotenoide natural e é responsável pela conhecida coloração vermelha. Segundo os mais diversos estudos, esse componente além de combater os radicais livres, é ótimo para manter a pele em bom estado, protegendo-a de danos causados pelos raios solares, por exemplo. Também retarda o envelhecimento, pois previne o estresse oxidativo das células da pele.

Tratamento da acne
Para tratar a acne, corte um pedaço do tomate proporcional ao tamanho da espinha e coloque no local. Deixe agir por 15 minutos e, se preciso, cole com fita crepe. Quando retirar, você perceberá que o tomate “sugou” a espinha, melhorando bastante o aspecto. O resultado final será percebido após poucas aplicações.

Oleosidade
A oleosidade da pele é um dos principais causadores do surgimento de espinhas e cravos, e como sempre ouvimos dizer, “prevenir é melhor que remediar”. Para tanto, bata um tomate no liquidificador junto com um pouco de água. Aplique esse creme na pele e deixe agir por 15 minutos. Depois lave bem o rosto, com água fria, e enxugue levemente. Se desejar uma máscara ainda mais potente, amasse um tomate e um abacate, misture e passe rosto.

Poros dilatados
Bata meio tomate no liquidificador acrescentado de uma colher de chá com mel. Aplique essa mistura nas áreas em que os poros estão dilatados e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave o rosto com água fria, seque, hidrate e aplique um protetor solar.

Contra queimaduras solares
Para uma diminuição das queimaduras provocadas pelo sol ou irritações na pele, esmague meio tomate e acrescente duas colheres de chá com iogurte natural (sem adição de açúcar). Passe na pele e deixe agir por 30 minutos. Lave em seguida com água e seque com uma toalha limpa, mas sem esfregar.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...