Eficácia do tomate para a pele humana


O tomate é um fruto que está presente diariamente em nossa alimentação, seja em saladas ou no preparo dos mais diversos molhos. É rico em vários elementos nutritivos, que ajudam na manutenção da saúde de todo o organismo. Contém vitaminas A, C, E, K, B1, B2, B3 e B6. Além disso, ainda possui fibras, ferro, magnésio, potássio e licopeno. Esse último ativo, o licopeno, é justamente o responsável pela ação positiva do tomate na pele.

Por ser antioxidante, combate os radicais livres, ou seja, moléculas instáveis responsáveis por doenças como o alzheimer, parkinson, diabetes, hipertensão arterial, câncer, entre outros. Ajuda também no retardo do envelhecimento, além de reparar os danos que fatores externos como a má alimentação e até mesmo a poluição causam no organismo.

Licopeno
O licopeno presente no tomate é um carotenoide natural e é responsável pela conhecida coloração vermelha. Segundo os mais diversos estudos, esse componente além de combater os radicais livres, é ótimo para manter a pele em bom estado, protegendo-a de danos causados pelos raios solares, por exemplo. Também retarda o envelhecimento, pois previne o estresse oxidativo das células da pele.

Tratamento da acne
Para tratar a acne, corte um pedaço do tomate proporcional ao tamanho da espinha e coloque no local. Deixe agir por 15 minutos e, se preciso, cole com fita crepe. Quando retirar, você perceberá que o tomate “sugou” a espinha, melhorando bastante o aspecto. O resultado final será percebido após poucas aplicações.

Oleosidade
A oleosidade da pele é um dos principais causadores do surgimento de espinhas e cravos, e como sempre ouvimos dizer, “prevenir é melhor que remediar”. Para tanto, bata um tomate no liquidificador junto com um pouco de água. Aplique esse creme na pele e deixe agir por 15 minutos. Depois lave bem o rosto, com água fria, e enxugue levemente. Se desejar uma máscara ainda mais potente, amasse um tomate e um abacate, misture e passe rosto.

Poros dilatados
Bata meio tomate no liquidificador acrescentado de uma colher de chá com mel. Aplique essa mistura nas áreas em que os poros estão dilatados e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave o rosto com água fria, seque, hidrate e aplique um protetor solar.

Contra queimaduras solares
Para uma diminuição das queimaduras provocadas pelo sol ou irritações na pele, esmague meio tomate e acrescente duas colheres de chá com iogurte natural (sem adição de açúcar). Passe na pele e deixe agir por 30 minutos. Lave em seguida com água e seque com uma toalha limpa, mas sem esfregar.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários