Pular para o conteúdo principal

Refluxo gastroesofágico


O que é Doença do refluxo gastroesofágico?
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma doença digestiva em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago ao invés de seguir o fluxo normal da digestão. Esse movimento é conhecido como refluxo e irrita os tecidos que revestem o esôfago, causando os sintomas típicos da DRGE.

Causas
Quando uma pessoa come, a comida passa da garganta para o estômago através do esôfago. Uma vez que a comida está no estômago, um anel de fibras musculares impede que o alimento se mova para trás, em direção ao esôfago. Essas fibras musculares são chamadas de esfíncter esofágico inferior (EEI).

Se o esfíncter não fechar bem, tudo o que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão pode vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado de refluxo gastroesofágico. Esse refluxo pode causar irritação na parede do esôfago, gerando os sintomas característicos da doença do refluxo gastroesofágico.

Fatores de risco
Alguns fatores são considerados de risco, pois aumentam as chances de uma pessoa apresentar a doença do refluxo gastroesofágico:

- Obesidade
- Gravidez
- Hérnia de Hiato, em que parte do estômago se move acima do diafragma
- Tabagismo
- Ressecamento bucal
- Asma
- Diabetes
- Atraso no esvaziamento do estômago
- Esclerodermia e outros distúrbios do tecido conjuntivo
- Síndrome de Zollinger-Ellison, em que o estômago produz mais ácido clorídrico que o normal.

A alimentação também está diretamente relacionada à ocorrência da doença. Chocolate, pimenta, frituras, café e bebidas alcóolicas estão entre os itens que, se consumidos em excesso, podem contribuir para o refluxo.

Sintomas de Doença do refluxo gastroesofágico
Alguns sintomas são característicos da doença de refluxo gastroesofágico. Veja:

- Azia
- Dor no peito
- Dificuldade para engolir
- Tosse seca
- Rouquidão
- Dor de garganta
- Regurgitação e refluxo de suco gástrico
- Inchaço na garganta
- Náusea após refeições.

Uma pessoa diagnosticada com DRGE pode ter a sensação de que o alimento pode ter ficado preso na garganta e pode sentir os sinais da doença aumentar ao se curvar, inclinar para a frente, ficar deitado ou comer. Os sintomas também costumam ser piores à noite e podem ser aliviados com antiácidos.

Fonte: MinhaVida-Saúde  e AmBr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...