Pular para o conteúdo principal

Saiba quando a aposentadoria por invalidez pode ser solicitada


Perícia médica vai determinar a concessão do benefício

Todo segurado da Previdência Social que tenha sofrido um acidente de trabalho ou que apresente, durante as suas atividades laborais, algum tipo de doença que o incapacite de realizá-las, tem o direito a aposentadoria por invalidez. Para solicitar este benefício é necessário atender alguns requisitos exigidos pela Previdência.

De acordo com a advogada Tabatha Barbosa do CENAAT – Centro Nacional de Apoio ao Aposentado e Trabalhador o segurado precisa passar pela perícia médica, onde é avaliado o estado de saúde, além do processo de reabilitação profissional e tratamento adequado.

“O beneficiário da aposentadoria por invalidez fica obrigado, sempre que solicitado pelo INSS, a realizar novos exames periciais a fim de manter o benefício. Caso não seja feito, poderá ter a aposentadoria suspensa”, explica a Dra. Tabatha.

Para quem já possui algum tipo de doença ou lesão no momento em que se associa a Previdência não tem direito ao benefício previdenciário. Contudo, quando há agravamento no estado de saúde do trabalhador que o incapacite de prosseguir com as suas atividades será devidamente pago.

A advogada Tabatha destaca ainda que o direito ao benefício só é permitido ao trabalhador que tenha contribuído pelo menos 12 meses ao INSS, no caso de afastamento por doença. O prazo de carência só não é exigido se o motivo for acidente ou no caso em que o cidadão, após filiar ao INSS for acometido por doenças listadas pela Portaria Interministerial MPAS/MS 2998/2001, mas será necessário estar inscrito na Previdência.

O valor pago mensalmente na aposentadoria por invalidez corresponde a 100% do salário benefício, que é obtido por meio da média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição apurados no período base de cálculo. Caso o trabalhador necessite de assistência permanente, o valor será aumentado em 25% a partir da data do seu pedido.

O CENAAT dispõe de um setor jurídico para esclarecer dúvidas sobre como proceder para solicitar o benefício. Para isso é necessário fazer uma agendamento prévio em uma das unidades. Para maiores informações acesse www.cenaat.org.br. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Refrigerante H2OH Engorda?

Os milagres da água oxigenada

Antes de tudo,  a água oxigenada a ser usada é a de 3% de peróxido de hidrogênio, isto é, a água oxigenada volume 10. E é importante usar uma marca sem conservantes. loading... A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas, para conter problemas de infecções e gangrena em soldados da Primeira Guerra Mundial. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender o motivo. Um produto barato e simples de usar concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não existe interesse comercial no seu uso em larga escala. O que se pode fazer com a água oxigenada: - Uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes, usada para bochechos e mantida na boca por alguns segundos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho. - Manter escovas de dentes numa solução de ...

Esclarecendo a diferença entre Corrente Russa e Corrente Australiana

ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA MUSCULAR Estimulação elétrica muscular (EMS), também conhecida como estimulação elétrica neuromuscular (EENM) ou eletromioestimulação , é a elicitação de contração muscular através de impulsos elétricos. EMS tem recebido atenção crescente nos últimos anos, porque tem o potencial de servir como:  uma ferramenta de treinamento de força para indivíduos saudáveis ​​e atletas;  ferramenta preventiva para pacientes parcial ou totalmente imobilizados;  uma ferramenta de teste para avaliar função muscular in vivo;  uma ferramenta de recuperação pós-exercício para os atletas.  Os impulsos são gerados por um dispositivo e entregues através de eletrodos na pele em proximidade direta com os músculos a serem estimulados. Os impulsos imitam o potencial de ação vindo do sistema nervoso central , fazendo com que os músculos se contraiam. Os eletrodos são geralmente almofadas que aderem à pele. O uso de EMS foi citado por renomados cient...