Chá de carobinha ajuda a cicatrizar feridas


A Carobinha, também conhecida como Jacarandá, é uma planta medicinal encontrada no sul do Brasil e que tem várias propriedades benéficas para o corpo, como:
loading...
  • Cicatrizar feridas na pele, urticárias e catapora;
  • Combater a prisão de ventre;
  • Combater o reumatismo e artrite;
  • Desintoxicar o organismo;
  • Combater a sífilis e gonorreia;
  • Combater a retenção de líquidos.
Para obter essas propriedades deve-se consumir 4 xícaras de chá de carobinha diariamente ou usá-lo para lavar as feridas na pele.

Como preparar o chá

O chá de carobinha é feito a partir das suas folhas frescas ou secas, na proporção de 1 litro de água para cada 2 colheres de sopa de folhas frescas ou 1 sachê de folhas secas. Deve-se deixar a água levantar fervura, desligar o fogo e adicionar as folhas, tampando a panela por 5 minutos.

Como usar

A carobinha pode ser usada na forma de chá, óleo essencial ou em pó, que devem ser utilizadas de acordo com orientação médica. Em geral, o óleo essencial ou o chá devem ser consumidos 4 xícaras por dia para estimular a transpiração e para curar doenças como malária, sífilis, gonorreia, dor nos ossos, reumatismo e artrite. Além disso, gargarejar a carobinha também ajuda no combate de gripes e dores de garganta.
Para melhorar a cicatrização, deve-se usar o chá de carobinha morno para lavar feridas no corpo e bolhas de catapora 3 vezes por dia, ou em banhos de assento para tratar úlceras e doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a carobinha em pó pode ser aplicada em feridas e úlceras para combater infecções, pois atua como desinfetante, combatendo micro-organismos que aumentam a gravidade dos ferimentos.

O que fazer para melhorar a cicatrização

Para melhorar a cicatrização de feridas sem curativos, deve-se lavar bem a região com sabonete neutro e sem cheiro, manter o local limpo e arejado e evitar fazer esforços ou colocar objetos sobre o local afetado. No caso de feridas que são cobertas com curativo, apenas a primeira lavagem deve ser feita com sabão neutro, enquanto as lavagens seguintes devem ser feitas apenas com água.
Além dos cuidados com a região afetada, deve-se aumentar o consumo de alimentos cicatrizantes, como carnes brancas, peixes, ovos, laranja, abacaxi, amendoim e berinjela. 

Comentários