Pular para o conteúdo principal

Vamos começar a semana com positividade!

Ramon Tessman

O mundo está cheio de pessoas tóxicas. Provavelmente você conhece muitas destas pessoas. Elas estão em nossas famílias, na escola, no clube, na vida profissional. Conviver e se deixar influenciar por elas pode ser muito perigoso para seu desenvolvimento pessoal. Se você se deixar dominar pelo pensamento de pessoas tóxicas é provável que acumule mais fracassos do que sucessos em sua vida. Tendo crescido na igreja, tive contato com muitas destas pessoas e vi muitos casos de transformação. Infelizmente, todos os dias conhecemos pessoas tóxicas que não querem mudar. Elas simplesmente querem continuar assim mesmo: altamente tóxicas! Elas decidiram seguir por este caminho.



O que é uma pessoa tóxica?

Uma pessoa tóxica é aquela que tende a ser altamente negativa. Elas falam de como a vida está difícil, de como você não pode fazer isso ou aquilo. Elas reclamam constantemente da economia ruim, do governo, dos problemas que enfrentam, de como a vida é injusta com elas e por aí vai. 


O psicólogo Jack Canfield classifica as pessoas tóxicas como “energy vampires“, ou seja, os vampiros de energia. Isso porque tais pessoas sugam toda sua energia positiva. Elas colocam você para baixo e acabam com os seus sonhos. Quando eu tinha 17 anos eu ensaiava uma banda na igreja. Uma vez quando estávamos ensaiando, um parente (que eu considerava muito) abriu a porta e disse: 


“Parem com isso. Vocês não nasceram para isso! Vão jogar futebol. Vocês são muito ruins!”


Realmente na época éramos muito ruins. Devo admitir que ouvir nosso som poderia ser um sacrifício para qualquer um. Mas anos depois esta banda acabou gravando vários CDs e viajando por muitos lugares do Brasil. Este sonho proporcionou que eu trabalhasse com música por muito tempo. Um dos resultados de não termos desistido foi a fundação da Escola Aprenda Piano, que alcançou 10.000 alunos em 2012. Até hoje eu penso que se tivesse dado ouvidos a uma pessoa tóxica, nada disso teria sido realidade. O projeto Aprenda Piano seria mais um sonho frustrado. 
Quem parou de sonhar, parou de viver


É provável que você tenha alguns sonhos que não realizou. Seja na vida profissional, na família ou projetos de vida que ainda não concluiu. É provável que quando você põe a cabeça no travesseiro venha a lembrar de coisas que parecem muito grandes para você, que parecem impossíveis de concretizar. Eu penso que a maioria das pessoas é assim. Afinal, quem parou de sonhar, parou de viver. 





Eu creio que muitas pessoas estão vivas, elas realmente estão sonhando. Mas estão rodeadas de pessoas tóxicas. Isso faz com que seus sonhos fiquem ainda mais impossíveis de serem realizados. Deixe-me perguntar a algo: Não seria maravilhoso se você pudesse parar de ouvir coisas desanimadoras? Não seria incrível se você pudesse filtrar o que as pessoas tóxicas dizem e começar acreditar na realização dos seus sonhos? Se você pudesse escolher, não escolheria estar cercado por pessoas radiantes, motivadas, felizes? 
A escolha é sua


Provavelmente, a sua resposta seria SIM! Então, a boa notícia é que você tem uma escolha! Cabe a você decidir a quem dá ouvidos. Você decide se andará com pessoas tóxicas ou se estará cercado por pessoas que têm visão, que tornam o difícil em fácil, que têm alvos e realizam. Você pode decidir acabar com as notícias ruins, com as palavras de desânimo, com as reclamações frequentes de uma pessoa tóxica. Isso cabe a você! 


Cabe a você determinar com quem você gasta tempo (Rich Gorman)


Agora quero revelar uma chave para o sucesso. Quando falo de sucesso não falo de conta bancária recheada. Não falo de ser bem-sucedido materialmente. Não! De fato, há alguns que são podres de rico e ainda não alcançaram o sucesso. Alcançar o sucesso para mim significa ir atrás dos seus sonhos e realizá-los. Significa jamais esquecer sua missão de vida. 


Como cristão não-relaxado, acredito que cada pessoa está nesta Terra para cumprir uma missão conferida por Deus, independente se ela acredita nisso ou não. Uma pessoa de sucesso é feliz e realizada em todas as áreas de sua vida (ou pelo menos está trabalhando nisso). Uma pessoa de sucesso sorri com frequência, fala coisas boas, é positiva e dificilmente reclama, mesmo quando algo ruim acontece. Afinal, elas estão focadas na concretização de seus sonhos e não têm tempo para ser uma pessoa tóxica. 
3 passos para você ficar blindado





Para mim é fundamental que você analise as pessoas com quem você convive. Veja quem são seus amigos. Analise cada parente. Aquelas pessoas com quem você convive causam um grande impacto em sua vida. Tente identificar quantas e quais destas pessoas são pessoas tóxicas. Identifique quais delas sempre têm uma palavra negativa para dizer. Quais delas sugam sua energia e sempre te colocam para baixo. 


Siga os três passos abaixo para ficar blindado em situações altamente tóxicas:
Se você tem algum parente próximo que é um vampiro de energia, tenha uma conversa franca com ele. Pode ser seu pai, sua mãe, seu tio, sua avó ou seu irmão. Não interessa! Diga para seu parente evitar ficar falando palavras negativas, fofocas, problemas, dificuldades etc. A pessoa deve mudar sua maneira de viver, seu linguajar, ou você se afastará dela (ou pelo menos, você vai parar de dar ouvidos a ela). 
No lugar onde você trabalha você conhece pessoas tóxicas. E se leão anda com leão, galinha anda com galinha, pessoa tóxica vai andar com pessoa tóxica. As pessoas tóxicas costumam criar grupos tóxicos. Jamais faça parte de grupos assim! Bem, se você quiser ajudar as pessoas poderá conversar com elas. Como eu disse anteriormente, na igreja eu já vi várias pessoas mudarem radicalmente sua visão sobre a vida. Mas caso seu colega de trabalho decida ser tóxico e goste de viver assim, afaste-se dele. Afaste-se de grupos que supervalorizam a crítica, as notícias ruins, o “não vai dar certo”, a negatividade. 
Pare de assistir noticiários tóxicos, pare de ler jornais tóxicos. Ou pelo menos reduza o tempo que você gasta com isso. Você já parou para pensar como você fica desanimado depois de ouvir sobre corrupção, morte, acidentes, desemprego etc? Mais da metade das notícias são altamente negativas. Elas sugam a sua energia. E isso nunca vai acabar, até que você acabe com isso!
1 chave para o sucesso





Agora vou revelar a você uma chave para o sucesso. Sim, o momento é agora! O meu segredo para o sucesso é cercar-me de pessoas “não-tóxicas”. Esta é uma chave poderosa! Desenvolva relacionamento com pessoas que te colocam para cima, que têm sempre ideias novas, que são solucionadoras de problemas. Associe-se a pessoas positivas, que supervalorizam o lado bom das pessoas e coisas, que estão construindo (em vez de destruindo), que alcançaram a felicidade (mesmo que não sejam ricas de dinheiro). 


O segredo do sucesso é conviver com outras pessoas de sucesso. Nós nos tornamos parecidos com as pessoas que convivemos. Nós nos tornamos parte do que está a nossa volta. 


Faça novos amigos e caminhe com pessoas que sonham! Cerque-se de pessoas motivadas, empolgadas, sorridentes. E o que faço com as pessoas tóxicas? Tente influenciá-las e não seja influenciado por elas. Puxe-as para cima, jamais seja arrastado para baixo. Tente “convertê-las” ao que Jesus Cristo se refere como “vida abundante”: 


“…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10)


Infelizmente, há pessoas que não desejarão viver uma vida abundante. Elas escolherão o caminho tóxico. Neste caso, afaste-se delas ou você será contaminado.




Comentários