Gel Crioterápico é pra barriguinha?

FISIOTERAPEUTAS PODEM TRABALHAR COM FITOTERÁPICOS!


Oi pessoal,

Acho importante que o profissional fisioterapeuta possa desempenhar suas funções dentro do máximo de capacidade e conhecimento possíveis, obviamente após passar por treinamento ou conhecimento de novas técnicas, recursos e materiais.

A Recente Resolução COFFITO Nº 380/10 trouxe um grande diferencial de atuação, incluindo, dentre outras atividades ditas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, a fitoterapia, que vinha há muitos anos utilizada sem regulamentação adequada. Agora ficam tranquilos a população e os fisioterapeutas ao utilizarem de serviços e produtos em sessões diversas, bastando que o produto esteja devidamente aprovado pela ANVISA.

É preciso que nossos colegas entendam o potencial dessa Resolução, pois os conhecimentos de fitoterapia são superficiais e podem sim ampliar o seu campo de atuação.

Veja no site do COFFITO o esclarecimento do CNS sobre o assunto: http://goo.gl/pLmoAq

Vejamos, por exemplo, um Gel Crioterápico. 

Mas o que vem a ser um "gel crioterápico"? Em buscas pela internet, verificamos que há diversas composições e finalidades para um gel crioterápico, mas o importante é esclarecer que gel crioterápico é todo aquele que, ao ser colocado em contato direto com a pele, com ela interage deixando a sensação parecida com um frescor, algo gelado, um resfriamento.
No entanto, é preciso avaliar a composição em função da finalidade fitoterápica, pois o frescor, o geladinho, não são só o que se espera do produto.

Olhem só as ações e efeitos:


Mentruz

Vegetal aromático que auxilia na normalização da circulação e reduz o cansaço muscular.

Efeito: Analgésico / Antiespasmódico / Anti-Inflamatório.


Mentol

Quando aplicado na pele, promove naturalmente o resfriamento necessário, proporcionando uma sensação de frescor seguida por efeito analgésico.

Efeito: Anestésico / Anti-Inflamatório.


Hortelã

Perfeita para tonificar os músculos e renovar as energias. Além disso, a hortelã contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.

A Hortelã tem inúmeras propriedades terapêuticas, frequentemente utilizada no tratamento de dores musculares, reumatismo e neuralgia.

Efeito: Energizante / Estimulante / Refrescante.


Calêndula

A Calêndula é há muito tempo conhecida como planta curativa, exercendo uma ação externa e interna sobre feridas traumáticas e regeneradora da pele.

Efeito: Calmante / Refrescante.


E aí, você vai continuar pensando que Gel Crioterápico é pra emagrecer e tirar barriguinha???

Abração pessoal!!!

Obs.: Agradecemos ao Sr. Gabriel Ribeiro, que nos esclareceu sobre o produto chamado CRIOZAN, por eles comercializado, dando detalhes de sua composição, efeito fisiológico e indicações. O produto tem registro na ANVISA. Legal, né?


Bam, aí vai a propaganda dele né? E como sempre fazemos, vamos dar uma choradinha com eles pra colocar na lojinha.

Abração.

Henrique Alves
Editor FisioBrasil


Criozan é Menos Cheiro e Mais Ação!

Reúne o poder natural de seus principais ativos, o mentruz, a hortelã, a menta, e a calêndula, transformando-se em um gel que sua aplicação gera uma leve sensação de resfriamento, conforto, e alívio. Auxiliando na recuperação de traumas, lesões e tensões musculares.

Criozan foi desenvolvido como Gel terapêutico e tem se mostrado como excelente aliado nas terapias manuais, e este é o principal motivo pelo qual tem seu uso e distribuição através de profissionais. Ou seja, Criozan não tem sua aplicação apenas visando um alívio imediato,  mas sim como um complemento contínuo na recuperação.

SOBRE O GEL: Não Oleoso, Não resseca a pele, e de Fácil absolvição.
condição ideal para uso em diversas circunstância não mancha a roupa.

SOBRE O CHEIRO: Forte suficiente para aumentar o impacto da aplicação e suave (desaparece em minutos) para não chamar atenção em ambientes restritos como no trabalho, lazer. etc.

SOBRE O RESFRIAMENTO: Forte Suficiente para aumentar a circulação local e auxiliar na penetração dos ativos, e leve para não ser incomodo para o usuário.

SOBRE A FORMA DE APLICAÇÃO: (não necessita massagear)
Esta condição facilita a aplicação, não necessitando de ocupação de tempo para uma aplicação durante o trabalho, e prático principalmente para pessoas com dificuldades motoras, visto que será aplicado mais de uma vez ao dia. “sendo o ideal 3 A 4 vezes ao dia”

A aplicação contínua facilita a introdução dos ativos, e aumenta a ação terapêutica do produto, e tem apresentado resultados duradouros e não apenas imediato.

MODO DE USAR:
Aplicar criozan diretamente na região desejada, (não massagear) esfregue suavemente até a total diluição do gel, para potencializar a ação, aplique uma segunda camada alguns minutos após a primeira aplicação.



Comentários