Especial "Não, Doutor": Não deixe que seu médico faça... - Parte II

"Com informações da New Scientist"


Coisas que você não deve deixar que seu médico faça
Parte 2. Não deixe que o seu médico... opere você em uma sexta-feira



Algumas pessoas não gostam das segundas-feiras, mas este é um ótimo dia para uma cirurgia.

As cirurgias de emergências devem, naturalmente, ser realizadas sempre que os médicos o aconselharem, mas se você estiver se preparando para qualquer cirurgia não-urgente e lhe for oferecida a escolha do dia, lembre-se que, quanto mais no início da semana você escolher, melhores serão as chances de que tudo corra bem.

Pessoas que passam por cirurgias às sextas-feiras têm um risco de morte 44% maior do que aquelas que entram na faca às segundas-feiras, segundo um estudo publicado no ano passado.

Os pacientes tendem a receber cuidados pós-operatórios piores nos fins de semana porque os hospitais têm menos pessoal, e aqueles que estão por lá tendem a ser iniciantes ou menos experientes. "As primeiras 48 horas são a parte mais crítica da recuperação de um paciente de uma cirurgia," diz o Dr. Paul Aylin, do Imperial College de Londres, que realizou o estudo.

Aylin é rápido em ressaltar, no entanto, que a maioria dos tipos de cirurgias não-urgentes tem um baixo risco de morte - muitas vezes menos de 1% - de forma que um aumento de 44% ainda é um risco pequeno em termos absolutos.

Ainda assim, se é a sua vida que estará em risco, qualquer pequena diferença conta.

Um estudo mais recente demonstrou que o "efeito fim de semana" causou dezenas de mortes de crianças em hospitais dos EUA.

Comentários