Fumantes têm duas vezes mais chance de perder os dentes

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, saúde bucal ganha relevância

Quem fuma pode perder os dentes muito antes de alguém que não tem o vício. É o que revelam algumas pesquisas sobre os efeitos do cigarro no corpo humano. Segundo esses estudos, isso acontece porque uma das consequências do fumo é o agravamento de doenças periodontais, que afetam as gengivas e os ossos ao redor dos dentes.

“Além de terem o dobro de chance de perder os dentes, os fumantes também podem encontrar dificuldade em realizarem com sucesso procedimentos de implantes osteointegráveis para substituição de dentes ausentes”, afirma o Dr. José Henrique de Oliveira, cirurgião dentista e diretor do INPAO Dental. “Isso sem falar no agravamento de outras questões menos complexas, como o desenvolvimento do mau hálito e o escurecimento dos dentes”, conclui.

Devido a essas questões, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quinta-feira, 29 de agosto, ganha relevância. Com quase cinco mil compostos químicos, o cigarro é responsável por diversas doenças. A principal delas é o câncer de pulmão, mas o cigarro também pode causar câncer de boca, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), entre outros danos.

Somente o câncer bucal é responsável direto pela morte de três mil brasileiros por ano. Segundo o Conselho Regional de Odontologia, é o 6º tipo de câncer mais comum em homens e o 8º em mulheres. Para minimizar esses riscos, o ideal é que o fumante visite a cada seis meses seu cirurgião dentista para prevenir eventuais lesões ou possibilitar uma intervenção precoce, caso seja necessário.

           



Sobre o INPAO Dental

O INPAO Dental é a operadora pioneira de assistência odontológica no Brasil. Fundado em 1964, atualmente é uma das principais companhias do segmento, com mais de 250 mil beneficiários e rede credenciada composta por cerca de 14 mil cirurgiões dentistas em todo o território nacional.

Comentários