Quais alimentos não devem ser guardados na geladeira?

Quais alimentos não devem ser guardados na geladeira?

Quais alimentos não devem ser guardados na geladeira?
Em geral a maioria das pessoas tende a guardar muitos produtos do consumo familiar na geladeira, isto é um grande erro, posto que nem todos os produtos foram feitos para suportar o frio e as condições de uma geladeira, pelo contrário, em certas ocasiões o frio acelera a decomposição dos alimentos ou pode também mudar seu sabor original.

É certo que muitos produtos requerem refrigeração e inclusive isto aumenta sua vida útil, mas como consumidores também temos que nos informar sobre aqueles alimentos que podem ser danificados na geladeira e podem perder suas propriedades, devido às baixas temperaturas. A seguir, veja uma lista com os alimentos que não devem ser guardados na geladeira por nenhum motivo.

Tomate

Os tomates perdem seu sabor na geladeira, eles ficam mais insossos. Sua textura se altera, já que o frio faz com o tomate fique com aspecto granuloso ao romper suas membranas interiores e as baixas temperaturas impedem a maturação do fruto.

Batatas

Que-propiedades-tiene-el-jugo-de-patata-cruda
As batatas também são afetadas pelo frio, já que as baixas temperaturas as tornam mais farinhentas. O frio também faz com que o amido se converta em açúcares, mudando o sabor. Recomenda-se guardar as batatas em sacolas de papel, já que assim elas tardarão mais em se decompor.

Pão

É um dos alimentos que as pessoas mais guardam na geladeira e é um grave erro. O pão em baixas temperaturas envelhece mais rápido e perde seu sabor. Recomenda-se guardá-lo em um lugar fresco e seco ou também cortá-lo em fatias e levá-lo ao congelador para reutilizá-lo posteriormente.

Frutos tropicais em geral

abacaxi
Por serem frutas de climas quentes, a baixa temperatura da geladeira não as favorece em nada. Frutas como o abacaxi, a melancia, maracujá, abacates, bananas, entre outras frutas, não devem ser guardadas na geladeira, pois o frio acelera seu processo de decomposição, impede sua correta maturação e seu sabor natural muda, inclusive pode ser bem desagradável.

Cebola e alho

Ao serem submetidos a baixas temperaturas, a cebola e o alho se endurecem e perdem suas propriedades. Recomenda-se mantê-los em um lugar escuro, fresco e seco, preferivelmente em uma sacola de tela.

Queijos secos

Queso-vegano
É comum guardar o queijo na geladeira, pois se acredita que isto fará com que o queijo fique mais conservado. Dependendo do tipo de queijo, a geladeira pode ser um erro, pois pode mudar o sabor e tornar o queijo mais insosso.Queijos secos como o parmesão ou algum similar, não requer refrigeração porque pode perder o sabor, como alternativa você pode usar um recipiente hermético em temperatura ambiente.

Melões e pêssegos

A menos de 10 graus os melões e pêssegos perdem o sabor e algumas de suas propriedades, neste caso é preferível guardá-los em temperatura ambiente.

Mel de abelha

Miel
Submeter o mel a baixas temperaturas é um grave erro. O mel, graças aos seus componentes e pH se mantém em bom estado ao ar livre e fica conservado todo o tempo, bom para o consumo. Quando guardamos o mel na geladeira, o frio tende a cristalizar o açúcar e perder muitas de suas propriedades.

Azeite de oliva

O azeite de oliva na geladeira se condensa e endurece, toma uma forma de manteiga, e além do mais, o frio faz com que o azeite perca seu sabor. O ideal é mantê-lo em um lugar fresco e longe da luz.

O chocolate

Chocolate-500x325
Quando o chocolate é submetido por muito tempo a temperaturas baixas como a da geladeira, uma capa branca é formada sobre ele, o que muda o sabor. O ideal é conservar o chocolate a temperatura ambiente e longe da luz, também é aconselhável evitar guardá-lo em temperaturas altas.

Café

O café na geladeira sofre uma mudança similar a do chocolate, uma capa branca é gerada que muda o sabor e o café também perde seu cheiro particular.

Cereais, macarrão, farinhas e açúcar.

Healthy breakfast
Estes tipos de alimentos são feitos para serem conservados a temperatura ambiente, quando são submetidos a baixas temperaturas perdem suas propriedades, vitaminas, sabor e textura.

Presuntos especiais

Existem diferentes tipos de presunto que ao serem refrigerados perdem o sabor “Especial” que os caracterizam, apesar de serem similares as carnes frias, estes presuntos foram feitos para serem conservados a temperatura ambiente.

Alfavaca

Albahaca 

A alfavaca não pode ser refrigerada porque as baixas temperaturas fazem com que a planta murche rapidamente e também acelera seu processo de decomposição. Além do mais, a planta tende a adquirir o cheiro de outros alimentos que você tenha refrigerado junto, recomenda-se guardar a alfavaca em um copo com água ao ar livre para que fique mais bem conservada.
Fonte:http://melhorcomsaude.com/quais-alimentos-nao-devem-ser-guardados-na-geladeira/

Comentários