Sua campanha de marketing pode estar na contra-mão

Email Marketing: Você está fazendo isso certo?

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E-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas para empresas conquistarem novos clientes e também para fidelizarem os atuais. De fato, um estudo feito pela empresa Pingdon descobriu que há cerca de 2,2 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo, duas vezes mais que os usuários do Facebook. Por isso você tem que aproveitar essa ferramenta para divulgar seus produtos ou serviços!
E por que um e-mail marketing é importante para sua estratégia de marketing de conteúdo?
Simples, você montou sua estratégia, divulgou o conteúdo e agora está aumentando o tráfego do seu blog/site e crescendo sua lista de e-mails. Daí, surge uma dúvida. Como entrar em contato com essas leads e mantê-las interessadas na sua empresa? Através do e-mail marketing!
O e-mail é uma ferramenta que lhe permite atingir diretamente seu público alvo com um custo relativamente baixo. Um e-mail Marketing ruim pode sujar o nome da sua marca e irritar os assinantes que você lutou tanto para conseguir. Neste post, vamos ajudá-lo explicando o que fazer para construir sua primeira campanha de e-mail marketing com sucesso.

Quer que as pessoas abram seus e-mails? Comece com um bom assunto.

A primeira coisa que as pessoas vêem em um e-mail é a linha de assunto. O que você escrever vai determinar o sucesso da sua campanha de e-mail, logo você deve pensar bem no assunto proposto e escolher algo que chame a atenção do seu público alvo. Um bom título é extremamente importante para ter uma alta taxa de abertura.
Sua linha de assunto deve ser orientada para a ação e falar diretamente com o usuário do e-mail. Verbos de ação, como “aprender” e “download” indicam que o destinatário tem algo a ganhar com a abertura do seu e-mail.
Criar senso de urgência é outra tática que você pode usar. Indicar um prazo limite na linha de assunto para que o potencial cliente abra o seu e-mail, é uma arma infalível para a pessoa abrir o e-mail assim que ele entrar na sua caixa de entrada. Se você não convencer o destinatário a abrir o e-mail de imediato, são grandes as chances do e-mail se perder na caixa de entrada e nunca ser aberto.
Um dos meus métodos favoritos é sempre citar um problema que o potencial cliente pode estar tendo e que eu tenho a solução. Eu por exemplo, uso assuntos como: “Está sem tempo para atualizar seu blog?”. Esta pergunta simples, faz com que o meu potencial cliente se interesse pelo assunto e garante uma alta taxa de abertura dos meus emails.
É importante também sempre especificar qual o seu intuito com o e-mail, para que o destinatário saiba o por que do e-mail e a conversão fique mais clara como “ Vamos começar a fazer Marketing de Conteúdo?”. Você tem que despertar a curiosidade no seu público alvo para que ele possa abrir o seu e-mail e descobrir que você tem a solução que ele precisa.
Outra dicas legais para melhorar seu assunto de e-mail:
  • Evite palavras que tem grandes chances de cair em filtros de SPAM como “grátis” ou “viagra”, por exemplo.
  • Evite escrever seu assunto usando ponto de exclamação
  • Mantenha o assunto curto, idealmente com menos de 45 caracteres.
  • Seja rápido e direto, mostrando para o cliente que você não está lá para desperdiçar o seu tempo, mas para oferecer algo que ele realmente precisa.
Antes de passar adiante, recomendo que você leia este artigo bacana sobre como escrever bons assuntos para sua campanha de e-mail marketing.

Não basta ter somente um bom assunto, você precisa de um ótimo conteúdo no e-mail para fidelizar seus assinantes!

Agora que você já criou um assunto matador e a sua taxa de abertura está nas nuvens. É preciso de ter um bom conteúdo para converter seu público. Em primeiro lugar, não escreva para uma lista, escreva para uma pessoa. Quanto mais pessoal a linguagem do seu e-mail, melhor será a resposta e sua credibilidade aumenta. Para maximizar seu sucesso, sempre segmente sua base de emails em grupos com afinidades e converse com eles separadamente. Torne cada email que você envia o mais simples e direto possível. Várias empresas hoje fazem email marketing de modo errado, enviando e-mails automatizados para sua base, sem gerar nenhum valor para o assinante.
Não utilize modelos de email marketing com html poluído e imagens fantasia complexas. Um e-mail limpo, com apenas um texto e uma introdução pessoal vai envolver o destinatário e fazê-lo sentir como se fosse realmente uma pessoa do outro lado.
Use a palavra “você”, faça perguntas, e não seja chato. Depois te ter planejado o e-mail, faça um teste com um grupo menor de destinatários, monitore se eles abriram o e-mail e se responderam. Sempre peça feedback e também envie para você mesmo. Pergunte-se: Eu iria responder este e-mail, enviaria diretamente para o lixo, ou pior, marcaria como spam?
O mais importante, não se esqueça do propósito do e-mail. Você está promovendo um evento? Está tentando marcar uma reunião? Está divulgando um novo serviço? Destaque os benefícios e mostre para o leitor o caminho que você espera que ele tome. Ele deve entender exatamente o que se espera dele. Escrever um claro apelo a ação (call to action) e lembrá-lo, com confiança, que é interessante para ele seguir adiante.
Fidelizar seus assinantes não é tarefa fácil. Não desperdice a oportunidade de alcançá-los enviando e-mails chatos e sem propósito. Invista em um conteúdo legal e você ira colher bons resultados e aumentar suas taxas de abertura e conversão.
E você, quais são as estratégias de e-mail marketing que você está utilizando? Conte um pouco para nós nos comentários abaixo e vamos trocar figurinhas!

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