TPM pode ser tratada e prevenida com medicamentos homeopáticos

Terapêutica se consolida como alternativa eficaz para tratamento dos sintomas

Prevenir e tratar doenças e sintomas com remédios sem efeitos colaterais indesejáveis é possível através dos medicamentos homeopáticos. Hoje, com produtos disponíveis em grandes redes de drogarias e produzidos em largas escalas industriais, a opção terapêutica se consolida como alternativa eficaz entre pacientes e especialistas.

A Boiron, o maior laboratório de medicamentos homeopáticos do mundo, publicou os resultados de uma pesquisa clínica sobre o uso desse tipo de remédio na prevenção e tratamento da tensão pré-menstrual. O estudo observacional contemplou mulheres com idades compreendidas entre 19 e 56 anos, e analisou 10 sintomas clínicos mencionados espontaneamente por elas, durante 3 a 6 meses.

A avaliação incluiu sete centros médicos na França, através de sete ginecologistas especialistas em medicação homeopática. Foi baseada na prática clínica diária e nos sintomas declarados espontaneamente pelas pacientes, principalmente tensão, irritabilidade, agressividade, por 39,1% delas, ganho de peso e inchaço abdominal, 26,1%, mastodinia, 17,4%, além de sentimento de depressão, dor nas costas, dores de cabeça, e outros.

Após o uso do medicamento homeopático, 91,3% das mulheres relataram que a TPM não era mais um problema significativo na vida diária. “A incidência dos sinais diminuiu consideravelmente, em um curto espaço de tempo. Podemos falar então que, se utilizado por um período maior, o medicamento homeopático poderia ocasionar no desaparecimento total dos sintomas”, afirma o Dr. Sérgio Furuta, médico homeopata e diretor na Associação Paulista de Homeopatia.

Estudos clínicos são realizados periodicamente para comprovar a eficácia desses tratamentos e mostram reduções significativas na incidência das patologias, bem como na frequência e na duração. Sabe-se que, ao invés de tratar momentaneamente um sintoma, os medicamentos homeopáticos evitam que ela reapareça depois da interrupção do uso. “A terapêutica costuma apresentar boa tolerância por parte das pacientes, com pouca possibilidade de efeitos colaterais”, completa o médico.

Sobre a Boiron

A Boiron é líder mundial na fabricação e venda de medicamentos homeopáticos e está presente em mais de 80 países. Em 2012, teve um crescimento global de 8,2%, sendo que na filial brasileira esse crescimento foi de 70% (maior crescimento no grupo). A empresa conta com um portfólio de mais de 250 medicamentos e três mil substâncias unitárias registradas, produtos líderes em vendas em vários países, na França, nos Estados Unidos, e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo.

No Brasil, a empresa comercializa três medicamentos que podem ser encontrados em todas as farmácias e drogarias do país. Só em 2012, o Oscillococcinum® 200K, indicado como auxiliar na prevenção e tratamento dos estados gripais, registrou um crescimento de 55%, e o Sédatif PC®, que auxilia no tratamento da ansiedade e distúrbios do sono, um crescimento de 40%. O outro medicamento, Stodal, auxiliar no tratamento da tosse, apresentou 56% de crescimento no último ano.



- www.boiron.com
- www.facebook.com/boironbrasil

Comentários