Condicionamento físico:


Existe uma revolução crescente no mundo feita por pessoas que estão preocupadas realmente com seu nível real de condicionamento físico e não com sua aparência de “estar em forma”. Pessoas que já perceberam que a melhor maneira de parecer em forma é realmente estar com um bom nível de condicionamento físico.

É justamente por acreditar nisso que nós da CrossFit tentamos ao máximo nos aprimorar em busca do maior condicionamento físico possível; porém, O QUE É CONDICIONAMENTO FÍSICO?

Nós usamos três conceitos diferentes para avaliar e nos guiar nessa direção. Cada um é baseado em uma área diferente de conhecimento em atividade física, para no final chegarmos a um consenso que leva ao nosso método de treinamento.


Running Drill 1O primeiro conceito é baseado nas 10 capacidades ou aptidões físicas conhecidas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício, que podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas e/ou orgânicas. São elas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Quanto mais competente em cada uma delas, mais condicionado você está, ou seja, um bom programa de treinamento deve conter exercícios que desenvolvam uma adaptação em cada uma dessas aptidões.

O segundo conceito é essencialmente a execução de qualquer atividade física de uma maneira randômica, ou seja, poder fazer bem qualquer tipo de tarefa que a vida nos propõe. Esse modelo sugere que o seu condicionamento físico pode ser medido pela sua capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação ao como fazia antes ou até mesmo comparado a outras pessoas. Seguindo essa idéia que nosso modelo de treinamento se baseia em exercícios funcionais feitos em relativa alta intensidade e constantemente variados. Nós NUNCA caimos numa rotina de treinamento; aqui você sempre treinará para desempenhar qualquer tarefa imaginável, seja ela curta, longa, combinada ou totalmente desconhecida para você, sempre visando melhorar o seu resultado final.


O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que nos provém energia para qualquer tipo de ação física.Lev Peso 4 A primeira usa o fosfogênio de nossos músculos como fonte de energia e é responsável pelas atividades de maior potência, e dura aproximadamente 10 segundos; a segunda utiliza o glicogênio circulante como energia e rege as atividades de potência moderada, com duração de poucos minutos; já a terceira via é a oxidativa , também conhecida como aeróbia, responsável por mobilizar energia principalmente da gordura estocada em nosso corpo e nos permite executar atividades de baixa potência porém de média e longa duração.

Um condicionamento físico total deve então promover e desenvolver um treinamento que seja executado em cada um dos três sistemas de energia, buscando o melhor efeito possível do equilíbrio entre eles.

Apenas após entender o que Condicionamento Físico realmente significa é que você entende o porque do nosso método de treinamento buscar sempre desenvolver a mais ampla adaptação possível sem se focar em apenas um aspecto da aptidão física, como por exemplo a prática incessante de corridas de longa distância. Nós sabemos muito bem que todos temos pontos fortes e fracos, por isso mesmo que fazemos questão de treinar ambos.


Então qual a consequência desse treinamento todo? SAÚDE!!! Qualquer pessoa que treina para aprimorar o seu condicionamento físico, consequentemente está treinando para melhorar seus parâmetros de saúde e também sua aparência. Quando feito corretamente e sem exagero o condicionamento físico também nos ajuda contra os efeitos da idade e protege contra doenças.

Comentários