Estudo Científico do Compex em atletas de natação



Objetivo do Estudo Científico: Examinar a influencia, impacto e resultado do treino com Compex em uma equipe de natação. O treino foi aplicado no músculo Latissimus Dorsi durante o período de Três (3) semanas. 

Método: 14 nadadores profissionais foram divididos em dois grupos. O treino de natação foi aplicado de forma igual para as duas equipes. Um dos grupos realizou um treino adicional de eletroestimulação com o Compex. 

Protocolo EMS : impulsos retangulares bifásicos simétricos , 80 Hz e 27 contrações por sessão. Três (3) sessões por semana por Três (3) semanas. O nível de intensidade da contração foi suficiente para alcançar 60% de força máxima voluntaria isométrica. 

Resultados: Os atletas do grupo experimental (com Compex EMS) obtiveram o seguinte resultado: Aumento de força voluntaria máxima isométrica: +21% aumento de força dinâmica: +24% (excêntrico) e +15% (concêntrico) Melhora significante da performance na natação em dois testes: 25 metros apenas com os braços e 50 metros de freestyle. O segundo grupo com os atletas que não tiveram o treino adicional com o Compex não houve melhora de performance nem da força muscular. 

Cometti,G (1995) Electrical stimulation and swimming performance. Med and Sci in Sport and exerc. 27,1671-76 

Quem quiser receber o artigo complete com diversas outras aplicações e testes basta mandar um e-mail solicitando. O documento original esta em inglês.

Fonte: https://www.facebook.com/compexbr






Comentários