Massagem alivia a dor de pacientes com Fibromialgia





O tratamento para a doença é multidisciplinar, mas a massagem, realizada por um profissional especializado, auxilia na diminuição dos sintomas que a doença provoca pois melhora a circulação sanguínea e a oxigenação celular e tecidual.

A Fibromialgia é uma desordem álgica generalizada, com a presença de vários pontos de dor, distribuídos pelo corpo.

Não existe um único tratamento que possa curar a Fibromialgia, desta maneira ele é realizado de forma multidisciplinar, com a ajuda de diversos profissionais como médicos, tecnólogos em Estética e Cosmética, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e também os massoterapeutas - com formação técnica apropriada. Todos os tratamentos medicamentosos devem ser prescritos por médicos. As demais terapias devem ser individualizadas para cada perfil tipo de paciente, pois cada um responde de uma forma ao tratamento.

Utilização da massagem

A massagem é utilizada a milhares de anos para o alívio de dores ou desconfortos, para a cura, proteção ou em prol da melhora da saúde e qualidade de vida. “As pessoas usam a massagem de forma instintiva ou intuitiva, em diferentes técnicas e formas de execuções”.


De acordo com vários especialistas , a massagem pode ser realizada para auxiliar na diminuição dos sinais e sintomas que a Fibromialgia provoca, atuando principalmente no alívio da dor, devido ao relaxamento proporcionado pelo toque, pois melhora a circulação sanguínea, a oxigenação celular e tecidual, além de ajudar na remoção de resíduos metabólicos e no aumento da flexibilidade dos músculos.


Alguns movimentos são essenciais na massagem para a doença: o deslizamento (em diferentes pressões ajuda no relaxamento muscular e nos casos de hipersensibilidade), os amassamentos (auxiliam nos alongamentos dos tecidos), as percussões (movimentos estimulantes que ajudam no relaxamento) e as fricções (são trabalhadas nos pontos de gatilho, com pressões contínuas).



Para melhores resultados, todas as manobras são executadas de forma rítmica e suave, o ambiente para realização da massagem deve ser tranquilo, com aroma agradável e com pouca luz.


A Cromoterapia, Reflexologia, Aromaterapia, Acupunctura e demais técnicas alternativas e complementares que visem o relaxamento do paciente, podem ser utilizadas em associação à Massagem.




Compreenda as mudanças causadas pela idade avançada, com o objetivo de melhorar seu relacionamento em família, buscando sempre a melhor qualidade de vida para o idoso. O curso aborda aspectos do envelhecimento e da longevidade.


Quer saber mais? Clique aqui.

Comentários