OMS quer proibir qualquer forma de publicidade do tabaco

Em países que decretaram a proibição total das publicidades do cigarro, o consumo foi reduzido em cerca de 7%

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta quarta-feira um novo apelo à proibição total de qualquer forma de publicidade do tabaco. Segundo a agência, o tabagismo é a causa de morte prematura de seis milhões de pessoas por ano. A proposta aproveita o Dia Mundial contra o Tabaco, que acontece nesta sexta-feira.

A proibição de toda publicidade e promoção de produtos derivados do tabaco é uma das formas mais eficazes de reduzir o consumo, particularmente entre os jovens, segundo o médico Douglas Bettcher, diretor de prevenção de doenças da OMS. O consumo foi reduzido em 7%, em média, nos países onde esta proibição foi introduzida. "A maioria dos fumantes começou sua dependência antes dos 20 anos de idade. Proibir a publicidade é a melhor forma de evitar que os jovens comecem a fumar", disse.

A OMS alerta para novas táticas comerciais da indústria do tabaco, como a distribuição de brindes, o marketing oculto em cafés ou boates, o uso de redes sociais, a apresentação de produtos derivados de tabaco em filmes ou séries de televisão ou ainda as atividades de financiamento de obras de caridade. "A proibição deve ser total para ser eficaz", disse o representante da OMS. Atualmente, apenas 19 países decretaram a total interdição.

Bettcher se mostrou particularmente preocupado com as campanhas na África, onde os serviços de saúde são menos equipados para lidar com as consequências do tabagismo.


Comentários