Yoga no Trabalho: Saúde e Bem estar

“Faça yoga para ser melhor para os outros e não melhor que os outros.”


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta hoje mais de 90% da população mundial. O estresse está associado à ocorrência de diversas doenças como patologias metabólicas, cardiovasculares, gastrointestinais, distúrbios do crescimento, câncer, depressão, distúrbios reprodutivos e doenças infecciosas.

As pressões e tensões do cotidiano profissional afetam a condição emocional, física e mental, interferindo na qualidade de vida, fazendo com que os indivíduos enfrentem crescentes problemas decorrentes do estresse moderno.

 

Calcula-se que atualmente, o estresse atinge cerca de 60% dos executivos, sendo considerada a doença do século. Trata-se de um problema sócio-econômico que atinge pessoas ainda jovens, em idade produtiva e que geralmente ocupam cargos de responsabilidade, diminuindo sua capacidade produtiva e consequentemente gerando despesas diretas e indiretas.


  • O estresse afeta hoje mais de 90% da população mundial


Como a Yoga  é um sistema filosófico-prático, que consiste em posturas físicas e respirações para harmonização do corpo e mente, e tendo evidências de que a execução regular dessa prática proporciona ao sujeito maior flexibilidade corporal, aumento da vitalidade, redução de pânico psicológico e redução de doenças cardiovasculares, o Yoga Laboral vem sendo uma das técnicas mais utilizadas para a diminuição dos efeitos nocivos do estresse adotado por diversas empresas como: IBM, rede Wall Mart, AT&T, Brastemp, MTV, Petrobras, Nike, Banespa, HBO, Banco do Brasil, Pepsico, Kalunga, GE, Multibrás, Banco Real, Pão de Açúcar, Hospital Albert Einstein entre outras. Cada uma dessas vem de forma acentuada colhendo os bons frutos de uma equipe mais harmonizada e pessoas com maior poder de concentração e saúde em geral.


  • A prática de yoga laboral promoveu melhora profissional e benefícios na qualidade de vida dos funcionários



Não é preciso mudar o ambiente do trabalho e nem o traje, pois as técnicas do Yoga Laboral visa integrar o funcionário em seu meio, melhorando sua flexibilidade e alongamento, fortalecendo sua consciência corporal, sua auto-estima e o seu controle emocional.

A Associação de Yoga em Florianópolis realizou um Estudo que teve como objetivo avaliar o efeito da prática do yoga laboral sobre a percepção de melhora profissional e qualidade de vida de funcionários de empresas públicas e privada.

           

Participaram da pesquisa 170 pessoas, que trabalhavam em quatro diferentes instituições de Florianópolis e que participaram de uma média de 74 sessões, com duração de 15 minutos, duas vezes por semana, realizadas durante 1 ano. Para avaliar a percepção da melhora profissional e da qualidade de vida foi utilizado um questionário especialmente desenvolvido que continha questões sobre a percepção da melhora profissional e os seguintes componentes da qualidade de vida: estresse e ansiedade, dor, disposição, concentração, produtividade, tensão, relacionamento pessoal, entusiasmo, respiração, cansaço, irritabilidade, equilíbrio e saúde.

Os resultados apresentaram percepção de melhora profissional de 91% e nos seguintes componentes da qualidade de vida: estresse (69%), disposição (62%), tensão (58%), dor (57%) e irritabilidade (55%).

Conclusão: Esses resultados indicam que a prática de yoga laboral promoveu melhora profissional e benefícios na qualidade de vida dos funcionários estudados.

Comentários