Fobia Social??

Eita gente cada dia que passa surgem novos desafios para nós, a mais recente é de uma pesquisa realizada pela Universidade de Maryland nos EUA,onde foi levantada a questão sobre as redes socias, será que sites como o facebook, orkut e twitter podem acelerar o surgimento da depressão? Primeiramente o que vem a ser Fobia Social?


Fobia social é também conhecida como transtorno de ansiedade social,
transtorno ansioso social ou sociofobia.

Trata-se de uma sindrome ansiosa caracterizada por manifestações de alarme, tensão nervosa e desconforto desencadeadas pela exposição à avaliação social.

Segundo Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa de Psicologia em Informática da PUC/SP, quando uma pessoa já tem pré-disposição ou apresenta sintomas de que não está bem, as redes sociais podem ser uma facilitadora.

De acordo com a pesquisa na maioria das vezes procuramos nos esconhder por trás das redes, redes sociais são canais que trazem prazer e preenchem uma lacuna na vida da pessoa como a falta de contato com outros seres humanos, com isso o usuário permanece mais tempo isolado e faz do ambiente virtual sua fuga.

A Luciana também afirma que o indíviduo com propensão à depressão e fobia usam as redes de forma dependente da mesma forma que acontece com as drogas.

De acordo com a pesquisa uma pessoa com fobia social tem vergonha de comer na frente dos outros, não conta dinheiro em público com medo de errar, não fala com estranhos e mal consegue se comunicar com conhecidos.


  

Comentários