Caminhadas com Segurança no aniversário de São Paulo lança a campanha Pedaladas com Segurança e fala dos benefícios do ciclismo para a terceira idade.

Você quer fazer uma avaliação de saúde gratuita, participar de atividades físicas e conversar com profissionais da saúde sobre questões importantes para que sua vida tenha mais qualidade?
Então venha para o Caminhadas com Segurança, no aniversário de São Paulo,  dia 25 de Janeiro, no Parque Trianon.

O evento organizado pelo Instituto Ortopedia e Saúde  - IOS, que tem à frente o ortopedista Fabio Ravaglia, tem a missão de levar informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida à população, incentivando-a  a adquirir hábitos saudáveis, como a adoção de  práticas esportivas,  alimentação balanceada e  convívio social.

A nova campanha Pedaladas com Segurança, do  IOS ,  tem por objetivo, incentivar o uso consciente e seguro das bikes para lazer e mobilidade nos centros urbanos.

pedaladas com segurança




Dr. Fabio Ravaglia, ortopedista e presidente do IOS, vai falar sobre os benefícios de pedalar na melhor idade. Pedalar tem tudo a ver com o verão e com as férias, mas é preciso observar inicialmente: a saúde do condutor, suas habilidades (muitos precisam aprender a dominar a magrela), a bicicleta adequada, o local para o percurso, os acessórios de segurança e as leis de trânsito.

Aderir à bicicleta, assim como a qualquer atividade esportiva requer avaliação médica.  Um médico vai verificar se você está apto às atividades ou , no caso de  identificar  possíveis problemas, pode  orientar no tratamento adequado  ou prevenção.


Atividades

Como em todas as edições, o público pode participar da Feira de Saúde Solidária, com exames de glicemia, avaliação postural, pressão arterial, orientação auditiva, teste da pisada. Participar do bate papo e orientações do Dr. Fabio Ravaglia e Dr. Dario Giannini sobre mitos e verdades sobre medicamentos; saber mais sobre nutrição com a Rosana Rossetto e realizar as atividades de aquecimento e alongamento com a educadora física Goretti Leite.

Nesta edição , o professor Wilton Assis vai contar um pouco sobre a história do Parque Trianon e o fisioterapeuta Emerson Valentim  vai falar sobre osteopatias e técnicas associadas à intervenções posturais.


A Caminhada

A caminhada acontece após o aquecimento com a educadora física Goretti Leite e é dividida em dois grupos, um para percurso lento e outro para percurso rápido, acompanhados por profissionais médicos e de educação física. Após a caminhada a educadora realiza um relaxamento e a confraternização entre os participantes.


Ação de Sustentabilidade

Importante lembrar que o evento realiza ação de sustentabilidade através da  coleta de radiografias antigas para reciclagem, pois é sabido que seus componentes, acetato e nitrato de prata, são nocivos ao meio ambiente.
As atividades têm início às 8h30 da manhã e terminam às 12h00.


Cronograma de Atividades

8h30  Distribuição de senhas para os exames
9h00  Início dos exames
10h    Palestras
  •  Medicamentos e bulas  -  Dr. Dario Giannini 
  • Ciclismo – Alimentação e hidratação  - Rosana Rossetto
  • Aquecimento e alongamento para quem vai pedalar – Goretti Leite
  • Sr. Wilton Olivar Assis – História do Parque Trianon.
  • Dr. Fabio Ravaglia – Benefícios do ciclismo na terceira idade
  • Osteopatia – Intervenções posturais – Emerson Valentim
10h45   Rádio Taissô
10h55 Aquecimento/ Alongamento - Goretti Leite
11h10 Início da caminhada dentro do Parque Trianon
11h40 Relaxamento   – Goretti Leite
12h00 Confraternização e encerramento



Caminhadas com Segurança acontece, uma vez por mês, sempre aos domingos, no Parque Trianon – Portão 4. Endereço: Av. Paulista, 1578 - em frente ao Masp e próximo ao metrô Trianon-Masp. 

O Projeto Caminhadas com Segurança conta com o apoio de estudantes de enfermagem do Colégio Inaci supervisionados por professores, com a Guarda Civil Metropolitana do Parque Trianon, com a Drogasil, Casa Renal, GEDR, profissionais da Clínica Arthros, com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e com a Prefeitura do Município de São Paulo.

Dr. Fabio Ravaglia é cirurgião ortopedista e traumatologista. CRM: 54.294 – RQE: 119090/8 . Preside o Instituto Ortopedia e Saúde, organização da sociedade civil, cujo objetivo é levar informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida à população através de projetos e campanhas.       
Acesse:  www.ortopediaesaude.org.br                                                         

Twitter: @ortopediaesaude

Comentários