Termometria no Diagnóstico da Dor

H9J aplica a Termometria Cutânea por Infravermelho na avaliação de doentes com enfermidades inflamatórias, dolorosas, lesões do esporte e neuropáticas

A Termografia ou Termometria Cutânea por Infravermelho é um método diagnóstico por imagem que avalia a microcirculação (perfusão tecidual) e as fibras nervosas finas (atividade simpática vasomotora) disponível no sistema do H9J.
O método tem sido utilizado pelo hospital para avaliar estruturas inflamadas do corpo humano, nervos lesados e/ou alterações de circulação, que possam ser causa de dor, infecção ou isquemia. Tudo isso por meio de sensores ultrassensíveis não invasivos que filmam simplesmente o calor emitido pelo corpo humano e transformam, em tempo real, em imagens térmicas 3D de alta definição.

Trata-se de um método sem contato, sem contraste e indolor, que não emite radiação ionizante. É um exame de corpo total que avalia multissistemas (nervoso, vascular e musculoesquelético).

Indicações mais utilizadas - pacientes com suspeita de:

- Lesões do esporte e do trabalho, artrite, dor lombar, tendinites, fibromialgia, dor muscular miofascial, em perícia médica;
- Pé diabético, úlcera, feridas, isquemia, infecções, cicatrização, traumas, microcirculação de tumores;
- Neuropatias periféricas e centrais, ciatalgias, distrofia simpático-reflexa, disautonomias, disfunções viscerais, cefaléias.
O exame é realizado no Laboratório de Termografia no Centro de Especialidades do H9J tanto aos pacientes do hospital quanto ao público externo, mas também em unidades de terapia intensiva ou leito do paciente, nas situações especiais em que o mesmo não pode ser transportado.








Comentários